Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paulo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410
Resumo: Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros.
id UFBA-2_475857e36023438fd1b2958f9586c25d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/14410
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Fernandes, PauloFernandes, PauloOliveira, Marinyze das Graças Prates deBarata, DanilloSantana, Marilda2014-01-21T20:50:32Z2014-01-21T20:50:32Z2014-01-212013-07-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros.This dissertation analyzes the representations of autobiography and counterculture in the film Eu me lembro (2005), by Edgard Navarro. To do so, first presents its production in the 1970s and their reflections in experimental films and anarchic developed throughout his career, such as Superoutro (1989). In the second part, we examine images and speeches addressed in the film under study which are reflected in the characteristic elements of the counterculture movement that was titled, based on the reflections of Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman and Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloisa Buarque de Hollanda, Raymond Leo Matos, among others. In the third and final part focuses on the autobiographical present in film work, highlighting the way in which the director seems to be in search of himself, in trying to understand, in check by their innermost musings and as a whole generation. To do this, choose themselves as subsidy theoretical studies dealing with issues concerning the creation, authorship and autobiography, developed by Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, among others.Submitted by Paulo Fernandes (psfernandes@gmail.com) on 2013-12-17T11:05:07Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-01-21T20:50:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)Made available in DSpace on 2014-01-21T20:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)artes, comunicação, culturaEu me lembrocinemaContraculturaAutobiografiaNavarro, Edgard - Análise e críticaNucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedadeIHAC - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdfDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdfapplication/pdf1031492https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf.txtDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain205936https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf.txt41f3e9db74b1b0cfa993f19e263cc2ffMD53ri/144102022-07-05 14:03:53.375oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
title Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
spellingShingle Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
Fernandes, Paulo
artes, comunicação, cultura
Eu me lembro
cinema
Contracultura
Autobiografia
Navarro, Edgard - Análise e crítica
title_short Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
title_full Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
title_fullStr Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
title_full_unstemmed Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
title_sort Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
author Fernandes, Paulo
author_facet Fernandes, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paulo
Fernandes, Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barata, Danillo
Santana, Marilda
contributor_str_mv Oliveira, Marinyze das Graças Prates de
Barata, Danillo
Santana, Marilda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv artes, comunicação, cultura
topic artes, comunicação, cultura
Eu me lembro
cinema
Contracultura
Autobiografia
Navarro, Edgard - Análise e crítica
dc.subject.por.fl_str_mv Eu me lembro
cinema
Contracultura
Autobiografia
Navarro, Edgard - Análise e crítica
description Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-21T20:50:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-21T20:50:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv IHAC - UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
41f3e9db74b1b0cfa993f19e263cc2ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057646566146048