Evaluation in physical education classes: early years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Flora Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Hugo Paula Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.
id SPQMH_1d8f99d7b459800a860737ba5131eac6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades
repository_id_str
spelling Evaluation in physical education classes: early years of elementary schoolEvaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primariaAvaliação nas aulas de educação física: anos iniciais do ensino fundamentalEvaluationSchool Physical EducationElementary SchoolAvaliaçãoEducação Física EscolarEnsino FundamentalEvaluaciónEducación Física EscolarEnseñanza PrimariaResumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-16610.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 156-166Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-1662594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/htmlCopyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Flora SilvaRocha, Hugo Paula Almeida da2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria
Avaliação nas aulas de educação física: anos iniciais do ensino fundamental
title Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
spellingShingle Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
Alves, Flora Silva
Evaluation
School Physical Education
Elementary School
Avaliação
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Evaluación
Educación Física Escolar
Enseñanza Primaria
title_short Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
title_full Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
title_fullStr Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
title_full_unstemmed Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
title_sort Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
author Alves, Flora Silva
author_facet Alves, Flora Silva
Rocha, Hugo Paula Almeida da
author_role author
author2 Rocha, Hugo Paula Almeida da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Flora Silva
Rocha, Hugo Paula Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
School Physical Education
Elementary School
Avaliação
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Evaluación
Educación Física Escolar
Enseñanza Primaria
topic Evaluation
School Physical Education
Elementary School
Avaliação
Educação Física Escolar
Ensino Fundamental
Evaluación
Educación Física Escolar
Enseñanza Primaria
description Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 156-166
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166
2594-6463
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2
reponame:Motricidades
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades
collection Motricidades
repository.name.fl_str_mv Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1797231721025896448