Evaluation in physical education classes: early years of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166 |
Resumo: | Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria. |
id |
SPQMH_1d8f99d7b459800a860737ba5131eac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary schoolEvaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primariaAvaliação nas aulas de educação física: anos iniciais do ensino fundamentalEvaluationSchool Physical EducationElementary SchoolAvaliaçãoEducação Física EscolarEnsino FundamentalEvaluaciónEducación Física EscolarEnseñanza PrimariaResumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-16610.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 156-166Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-1662594-646310.29181/2594-6463-2020-v4-n2reponame:Motricidadesinstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/htmlCopyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Flora SilvaRocha, Hugo Paula Almeida da2022-02-26T03:21:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:21:41Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Avaliação nas aulas de educação física: anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
spellingShingle |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Alves, Flora Silva Evaluation School Physical Education Elementary School Avaliação Educação Física Escolar Ensino Fundamental Evaluación Educación Física Escolar Enseñanza Primaria |
title_short |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
title_full |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
title_fullStr |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
title_full_unstemmed |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
title_sort |
Evaluation in physical education classes: early years of elementary school |
author |
Alves, Flora Silva |
author_facet |
Alves, Flora Silva Rocha, Hugo Paula Almeida da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Hugo Paula Almeida da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Flora Silva Rocha, Hugo Paula Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluation School Physical Education Elementary School Avaliação Educação Física Escolar Ensino Fundamental Evaluación Educación Física Escolar Enseñanza Primaria |
topic |
Evaluation School Physical Education Elementary School Avaliação Educação Física Escolar Ensino Fundamental Evaluación Educación Física Escolar Enseñanza Primaria |
description |
Resumo O objetivo do estudo foi analisar as práticas avaliativas utilizadas por docentes de Educação Física de uma escola do primeiro segmento do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. Utilizamos dois questionários semiestruturados, o primeiro com perguntas relacionadas à formação acadêmica e profissional; e o segundo, com questões voltadas para avaliação nas aulas de Educação Física. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física da escola do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que alguns professores não realizam avaliação nas aulas de Educação Física, justificando-se uma possível correlação com a falta de esclarecimento do que é avaliação. Por fim, supomos que avaliar ainda seja considerado sinônimo de atribuição de notas para alguns desses professores.Palavras-chave: Avaliação. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Evaluation in physical education classes: early years of elementary school Abstract The aim of the study was to analyze the evaluative practices used by Physical Education teachers at a school in the first segment of Elementary Education in Rio de Janeiro. We used two semi-structured questionnaires, the first with questions related to academic and professional training; and the second, with questions aimed at evaluation in Physical Education classes. Five physical education teachers from the school in Rio de Janeiro participated in the research. The results showed that some teachers do not perform assessment in Physical Education classes, justifying a possible correlation with the lack of clarification of what assessment is. Finally, we assume that assessing is still considered a synonym for grading for some of these teachers.Keywords: Evaluation. School Physical Education. Elementary School. Evaluación en clases de educación física: primeros años de la enseñanza primaria Resumen El objetivo del estudio fue analizar las prácticas evaluativas utilizadas por los profesores de Educación Física en una escuela de enseñanza primaria en Río de Janeiro. Usamos dos guiones de entrevistas semiestructuradas, el primero con preguntas relacionadas a la formación académica y profesional y el segundo con preguntas sobre la evaluación en las clases de Educación Física. Hicimos la encuesta con cinco profesores de educación física de la escuela de Rio de Janeiro. Los resultados mostraron que algunos profesores no realizan evaluación en las clases de Educación Física justificando una posible correlación con la falta de aclaración de lo que es evaluación. Finalmente, asumimos que la evaluación todavía se considera sinónimo de calificación para algunos de estos profesores.Palabras clave: Evaluación. Educación Física Escolar. Enseñanza Primaria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/pdf http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n2-p156-166/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rocha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Flora Silva Alves, Hugo Paula Almeida da Rocha http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 4 n. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 4 No. 2 (2020): Motricities: Journal SPQMH; 156-166 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Motricidades: Rev. SPQMH; 156-166 2594-6463 10.29181/2594-6463-2020-v4-n2 reponame:Motricidades instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades |
collection |
Motricidades |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1797231721025896448 |