Tecnologia, educação e trabalho
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/123456789/113 https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7380 |
Resumo: | A introdução de inovações tecnológicas e o novo sistema de transações globais têm revolucionado a produção de bens e a oferta de serviços, ensejando a criação e a destruição de postos de trabalho, além de eliminar uma grande diversidade de ocupações. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico tem deslocado as oportunidades de trabalho para os “mais aptos/ educados”, com maiores possibilidades de aprendizagem/re-aprendizagem ou adaptação. Domínio de tecnologia, capacidade de inovação e formação profissional têm sido destacados no cenário global, como condições de competitividade e de redução das desigualdades sociais, passando a serem considerados como requisitos para os indivíduos disputarem posições no mercado de trabalho. Conclui-se quanto à inadequação do resgate da Teoria do Capital Humano e propõe-se uma nova política de relacionamento entre Educação, Tecnologia e Trabalho. Os três aspectos e suas relações de interdependência têm sido objetos de pesquisa do PPGTE - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - UTFPR. |
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Rocha Neto, Ivan2016-10-10T03:51:18Z2016-10-10T03:51:18Z2006ROCHA NETO, Ivan. Tecnologia, educação e trabalho. Revista Tecnologia e Sociedade, América do Norte, 1, jun. 2009.http://hdl.handle.net/123456789/113https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7380A introdução de inovações tecnológicas e o novo sistema de transações globais têm revolucionado a produção de bens e a oferta de serviços, ensejando a criação e a destruição de postos de trabalho, além de eliminar uma grande diversidade de ocupações. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico tem deslocado as oportunidades de trabalho para os “mais aptos/ educados”, com maiores possibilidades de aprendizagem/re-aprendizagem ou adaptação. Domínio de tecnologia, capacidade de inovação e formação profissional têm sido destacados no cenário global, como condições de competitividade e de redução das desigualdades sociais, passando a serem considerados como requisitos para os indivíduos disputarem posições no mercado de trabalho. Conclui-se quanto à inadequação do resgate da Teoria do Capital Humano e propõe-se uma nova política de relacionamento entre Educação, Tecnologia e Trabalho. Os três aspectos e suas relações de interdependência têm sido objetos de pesquisa do PPGTE - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - UTFPR.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:51:18Z (GMT). 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