PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859 |
Resumo: | Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação. |
id |
UCB-5_b9664ca7cbc10deb2a6a5c9858396ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9859 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOPré-escolar Pais Jogos recreativos.Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação.Universidade Católica de Brasília2019-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/985910.31501/rbcm.v27i1.9859Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 116-1260103-171610.31501/rbcm.v27i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/6129https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10117https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10118https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10119https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10120Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Vitor Antonio CerignoniTolocka, Rute Estanislava2020-04-14T11:50:06Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9859Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T11:50:06Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
title |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
spellingShingle |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO Coelho, Vitor Antonio Cerignoni Pré-escolar Pais Jogos recreativos. |
title_short |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
title_full |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
title_fullStr |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
title_full_unstemmed |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
title_sort |
PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO |
author |
Coelho, Vitor Antonio Cerignoni |
author_facet |
Coelho, Vitor Antonio Cerignoni Tolocka, Rute Estanislava |
author_role |
author |
author2 |
Tolocka, Rute Estanislava |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Vitor Antonio Cerignoni Tolocka, Rute Estanislava |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar Pais Jogos recreativos. |
topic |
Pré-escolar Pais Jogos recreativos. |
description |
Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859 10.31501/rbcm.v27i1.9859 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i1.9859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/6129 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10117 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10118 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10119 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 116-126 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1750318210566062080 |