PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tolocka, Rute Estanislava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859
Resumo: Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação.
id UCB-5_b9664ca7cbc10deb2a6a5c9858396ccf
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9859
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOPré-escolar Pais Jogos recreativos.Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação.Universidade Católica de Brasília2019-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/985910.31501/rbcm.v27i1.9859Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 116-1260103-171610.31501/rbcm.v27i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/6129https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10117https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10118https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10119https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10120Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Vitor Antonio CerignoniTolocka, Rute Estanislava2020-04-14T11:50:06Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9859Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-14T11:50:06Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
title PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
spellingShingle PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Pré-escolar
Pais
Jogos recreativos.
title_short PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
title_full PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
title_fullStr PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
title_full_unstemmed PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
title_sort PERFIL DE ATIVIDADES COTIDIANAS NO AMBIENTE DOMICILIAR E O BRINCAR DE PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
author Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
author_facet Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Tolocka, Rute Estanislava
author_role author
author2 Tolocka, Rute Estanislava
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Vitor Antonio Cerignoni
Tolocka, Rute Estanislava
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Pais
Jogos recreativos.
topic Pré-escolar
Pais
Jogos recreativos.
description Mudanças sociais têm alterado as possibilidades de brincar das crianças pequenas no contexto escolar, entretanto, pouco se sabe sobre o que os pré-escolares fazem no ambiente domiciliar. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo identificar as atividades oferecidas em casa (entre elas o brincar) para crianças em idade pré-escolar, analisando a frequência, a oferta e a relação entre aspectos socioeconômico dos pais/responsáveis com as atividades oferecidas. Trata-se de um estudo de campo, realizado no município de Palmas, TO, com 133 pais/responsáveis que responderam a um questionário indicando a frequência de realização das atividades que oferecem a seus filhos e também informações sobre o perfil socioeconômico (gênero, idade, escolaridade e renda familiar). As atividades mais frequentes foram: realizar trabalhos manuais (82%); conversar com os pais (79%); praticar cálculos e leituras (77%); assistir televisão (75%) e conversar com amigos (72%). As atividades menos frequentes foram: nadar e brincar na piscina (83%), usar computador (67%), brincar no parque (58%), participar de jogos com movimento (53%) e andar de bicicleta (50%). A elevada frequência de atividades manuais, cálculo e leitura no cotidiano das crianças se assemelham as rotinas escolares que limitam o brincar e a corporeidade infantil. O perfil socioeconômico dos pais e responsáveis influenciou diretamente na oferta das atividades de brincar no parque, conversa com os pais, cálculo e leitura, andar de bicicleta e uso de computadores. A alta frequência de atividades fora da escola relacionadas à escolarização de pré-escolares aponta para o furto do lúdico também no ambiente domiciliar, o que caracteriza a necessidade de implantar medidas para reverter essa situação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859
10.31501/rbcm.v27i1.9859
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i1.9859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/6129
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10117
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10118
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10119
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9859/10120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 1 (2019); 116-126
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1750318210566062080