Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*

Bibliographic Details
Main Author: Câmara Bastos, Maria Helena
Publication Date: 2012
Format: Article
Language: por
Source: Conjectura: filosofia e educação
Download full: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651
Summary: O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras doprimeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na "Festa do Livro", evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a Cartilha de Vivi e Vavá (1938), de Célia Rabello. Em setembro, os alunos chegavam ao fim dessa cartilha, sabendo ler, escrever e contar. Para comemorar o processo de alfabetização, a cartilha apresentava como último texto de leitura "Festa do Livro", mote para a realização de evento similar na escola, que também comemorava a entrada da primavera. Os álbuns e, especialmente, as cartinhas, são um expressivo corpus documental do cotidiano da escola e das  práticas educativas realizadas ao longo do primeiro ano, quando se efetivava o processo de alfabetização,expressando toda uma rede paralela de significações. O estudo detém-se no exame da materialidade desse acervo, assim como  analisa a prática de escritas escolares infantis, objetivando perceber os mecanismos continuidade e descontinuidade presentes no trabalho pedagógico.
id UCS-3_7b24488ee90d0aa772ac59558e51b474
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1651
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras doprimeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na "Festa do Livro", evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a Cartilha de Vivi e Vavá (1938), de Célia Rabello. Em setembro, os alunos chegavam ao fim dessa cartilha, sabendo ler, escrever e contar. Para comemorar o processo de alfabetização, a cartilha apresentava como último texto de leitura "Festa do Livro", mote para a realização de evento similar na escola, que também comemorava a entrada da primavera. Os álbuns e, especialmente, as cartinhas, são um expressivo corpus documental do cotidiano da escola e das  práticas educativas realizadas ao longo do primeiro ano, quando se efetivava o processo de alfabetização,expressando toda uma rede paralela de significações. O estudo detém-se no exame da materialidade desse acervo, assim como  analisa a prática de escritas escolares infantis, objetivando perceber os mecanismos continuidade e descontinuidade presentes no trabalho pedagógico.Universidade de Caxias do SulCâmara Bastos, Maria Helena2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651/1027info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-13T20:09:05ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
title Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
spellingShingle Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
Câmara Bastos, Maria Helena
title_short Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
title_full Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
title_fullStr Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
title_full_unstemmed Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
title_sort Álbuns e escrita infantil: escrita epistolar dos alunos do curso primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS –1948-1966)*
author Câmara Bastos, Maria Helena
author_facet Câmara Bastos, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara Bastos, Maria Helena
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras doprimeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na "Festa do Livro", evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a Cartilha de Vivi e Vavá (1938), de Célia Rabello. Em setembro, os alunos chegavam ao fim dessa cartilha, sabendo ler, escrever e contar. Para comemorar o processo de alfabetização, a cartilha apresentava como último texto de leitura "Festa do Livro", mote para a realização de evento similar na escola, que também comemorava a entrada da primavera. Os álbuns e, especialmente, as cartinhas, são um expressivo corpus documental do cotidiano da escola e das  práticas educativas realizadas ao longo do primeiro ano, quando se efetivava o processo de alfabetização,expressando toda uma rede paralela de significações. O estudo detém-se no exame da materialidade desse acervo, assim como  analisa a prática de escritas escolares infantis, objetivando perceber os mecanismos continuidade e descontinuidade presentes no trabalho pedagógico.
description O estudo analisa os álbuns confeccionados pelas professoras doprimeiro ano primário do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS), de 1948 a 1966, com fotografias das turmas e as cartinhas de cada aluno, acompanhadas de fotografia individual. Os alunos entregavam o álbum à diretora da escola na "Festa do Livro", evento realizado anualmente, no mês de outubro, para marcar a passagem à nova cartilha a ser utilizada: Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. O colégio adotava, no início da alfabetização, a Cartilha de Vivi e Vavá (1938), de Célia Rabello. Em setembro, os alunos chegavam ao fim dessa cartilha, sabendo ler, escrever e contar. Para comemorar o processo de alfabetização, a cartilha apresentava como último texto de leitura "Festa do Livro", mote para a realização de evento similar na escola, que também comemorava a entrada da primavera. Os álbuns e, especialmente, as cartinhas, são um expressivo corpus documental do cotidiano da escola e das  práticas educativas realizadas ao longo do primeiro ano, quando se efetivava o processo de alfabetização,expressando toda uma rede paralela de significações. O estudo detém-se no exame da materialidade desse acervo, assim como  analisa a prática de escritas escolares infantis, objetivando perceber os mecanismos continuidade e descontinuidade presentes no trabalho pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1651/1027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951878758400