Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810 |
Resumo: | Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia ROI, de Phillips. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC). Palavras-chave: Gastronomia. Evento Gastronômico. Marketing de relacionamento. Festival Comida di Buteco. Belo Horizonte, MG. Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Festival ‘Comida Di Buteco’ - Events are considered as communication strategies in the marketing mix. Thus, this study aims to identify the Return on Investment (ROI) participation in the gastronomic festival ‘Comida de Buteco [Food di Buteco]. The methodology uses theories of relationship marketing, communication, retention and the adaptation of the categories proposed by the Phillips ROI methodology. 12 interviews with managers and owners of bars were made. Data analysis technique was that of the CSD. Keywords: Gastronomy. Gastronomic Event. Relationship marketing. Food Festival. Belo Horizonte, MG, Brazil. |
id |
UCS-6_b7b8a087499ba9b5ce7231cb5b15ec01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2810 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The FesMarketing;Gastronomia;TurismoOs eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia ROI, de Phillips. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC). Palavras-chave: Gastronomia. Evento Gastronômico. Marketing de relacionamento. Festival Comida di Buteco. Belo Horizonte, MG. Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Festival ‘Comida Di Buteco’ - Events are considered as communication strategies in the marketing mix. Thus, this study aims to identify the Return on Investment (ROI) participation in the gastronomic festival ‘Comida de Buteco [Food di Buteco]. The methodology uses theories of relationship marketing, communication, retention and the adaptation of the categories proposed by the Phillips ROI methodology. 12 interviews with managers and owners of bars were made. Data analysis technique was that of the CSD. Keywords: Gastronomy. Gastronomic Event. Relationship marketing. Food Festival. Belo Horizonte, MG, Brazil.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeFAPEMIGSuzuki, Graziela Da SilvaBurkowski, RodrigoMesquita, José Marcos Carvalho2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 2 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hopitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810/2036http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810/pdf_415info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-22T18:47:23Zoai:vkali30.ucs.br:article/2810Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-07-22T18:47:23Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
title |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
spellingShingle |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes Suzuki, Graziela Da Silva Marketing;Gastronomia;Turismo |
title_short |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
title_full |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
title_fullStr |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
title_full_unstemmed |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
title_sort |
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Fes |
author |
Suzuki, Graziela Da Silva |
author_facet |
Suzuki, Graziela Da Silva Burkowski, Rodrigo Mesquita, José Marcos Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Burkowski, Rodrigo Mesquita, José Marcos Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suzuki, Graziela Da Silva Burkowski, Rodrigo Mesquita, José Marcos Carvalho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing;Gastronomia;Turismo |
topic |
Marketing;Gastronomia;Turismo |
description |
Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia ROI, de Phillips. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC). Palavras-chave: Gastronomia. Evento Gastronômico. Marketing de relacionamento. Festival Comida di Buteco. Belo Horizonte, MG. Gastronomic Events and Marketing Strategies: The Festival ‘Comida Di Buteco’ - Events are considered as communication strategies in the marketing mix. Thus, this study aims to identify the Return on Investment (ROI) participation in the gastronomic festival ‘Comida de Buteco [Food di Buteco]. The methodology uses theories of relationship marketing, communication, retention and the adaptation of the categories proposed by the Phillips ROI methodology. 12 interviews with managers and owners of bars were made. Data analysis technique was that of the CSD. Keywords: Gastronomy. Gastronomic Event. Relationship marketing. Food Festival. Belo Horizonte, MG, Brazil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810/2036 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810/pdf_415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 2 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hopitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315527334625280 |