MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422 |
Resumo: | Este artigo propõe-se abordar o desafio da preparação de especialistas em gerenciamento da implementação de projetos de desenvolvimento. Enfoca a problemática, seguida do conjunto de competências individuais e de grupos requerido para administrá-la. Ao listar estas competências, pretende-se estabelecer as bases para a montagem de módulos de capacitação de recursos humanos, os quais, combinados, constituem cursos de especialização na matéria. Depois de analisar as requeridas competências, propõe-se um conjunto de cinco módulos de ensino, destinado a desenvolver e aperfeiçoar essas competências e os conhecimentos que as acompanham. Palavras-Chave: Vivencial. Competência. Aprendizagem. Capacitação de recursos humanos. Implementação de projetos. Abstract This article proposes an approach to the challenge of training specialists in the management of project implementation. It starts by discussing the predicament of development project implementation. It goes on to delve into individual and group skills to manage such implementation, with the intent of laying the foundations to construct training modules. These modules, combined, constitute training of human resources programs on this topic. The proposed methodology for such training is based mainly on the social-psychological concept of "experiential learning" developed by David Kolb. The work closes with the description of a set of five training modules which may be used in designing a training program for Project Implementation Management. Key Words: Experiential. Competence. Learning. Training. Project implementation. |
id |
UDESC-0_811a9e6d8d63bd9f7332e86bfac63893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1422 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNINGEste artigo propõe-se abordar o desafio da preparação de especialistas em gerenciamento da implementação de projetos de desenvolvimento. Enfoca a problemática, seguida do conjunto de competências individuais e de grupos requerido para administrá-la. Ao listar estas competências, pretende-se estabelecer as bases para a montagem de módulos de capacitação de recursos humanos, os quais, combinados, constituem cursos de especialização na matéria. Depois de analisar as requeridas competências, propõe-se um conjunto de cinco módulos de ensino, destinado a desenvolver e aperfeiçoar essas competências e os conhecimentos que as acompanham. Palavras-Chave: Vivencial. Competência. Aprendizagem. Capacitação de recursos humanos. Implementação de projetos. Abstract This article proposes an approach to the challenge of training specialists in the management of project implementation. It starts by discussing the predicament of development project implementation. It goes on to delve into individual and group skills to manage such implementation, with the intent of laying the foundations to construct training modules. These modules, combined, constitute training of human resources programs on this topic. The proposed methodology for such training is based mainly on the social-psychological concept of "experiential learning" developed by David Kolb. The work closes with the description of a set of five training modules which may be used in designing a training program for Project Implementation Management. Key Words: Experiential. Competence. Learning. Training. Project implementation.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 121 - 1441984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422/1638Gomes da Silva, RenataFeital Pinto, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1422Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
title |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
spellingShingle |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING Gomes da Silva, Renata |
title_short |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
title_full |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
title_fullStr |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
title_full_unstemmed |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
title_sort |
MODELOS DE COMPETÊNCIA E A PSICO-SOCIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: modulização da capacitação de recursos humanos em gerenciamento da implementação de projetosCOMPETENCY MODELS AND THE SOCIAL PSYCHOLOGY OF LEARNING |
author |
Gomes da Silva, Renata |
author_facet |
Gomes da Silva, Renata Feital Pinto, Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Feital Pinto, Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes da Silva, Renata Feital Pinto, Rogério |
description |
Este artigo propõe-se abordar o desafio da preparação de especialistas em gerenciamento da implementação de projetos de desenvolvimento. Enfoca a problemática, seguida do conjunto de competências individuais e de grupos requerido para administrá-la. Ao listar estas competências, pretende-se estabelecer as bases para a montagem de módulos de capacitação de recursos humanos, os quais, combinados, constituem cursos de especialização na matéria. Depois de analisar as requeridas competências, propõe-se um conjunto de cinco módulos de ensino, destinado a desenvolver e aperfeiçoar essas competências e os conhecimentos que as acompanham. Palavras-Chave: Vivencial. Competência. Aprendizagem. Capacitação de recursos humanos. Implementação de projetos. Abstract This article proposes an approach to the challenge of training specialists in the management of project implementation. It starts by discussing the predicament of development project implementation. It goes on to delve into individual and group skills to manage such implementation, with the intent of laying the foundations to construct training modules. These modules, combined, constitute training of human resources programs on this topic. The proposed methodology for such training is based mainly on the social-psychological concept of "experiential learning" developed by David Kolb. The work closes with the description of a set of five training modules which may be used in designing a training program for Project Implementation Management. Key Words: Experiential. Competence. Learning. Training. Project implementation. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1422/1638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 121 - 144 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1754650144534429696 |