EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro da Silva, Lenildes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333
Resumo: Parece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education.
id UDESC-0_beba40ce410c33cf87b9e829b5c023c4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1333
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLDParece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333Revista Linhas; v. 7 n. 2 (2006)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333/1142Ribeiro da Silva, Lenildesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1333Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
title EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
spellingShingle EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
Ribeiro da Silva, Lenildes
title_short EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
title_full EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
title_fullStr EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
title_sort EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
author Ribeiro da Silva, Lenildes
author_facet Ribeiro da Silva, Lenildes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro da Silva, Lenildes
description Parece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333/1142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 7 n. 2 (2006)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407189610496