Notas acerca da relação educação e emancipação humana: limites e contradições da democracia (Notes about the relationship between education and human emancipation: contradictions of democracy)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Carvalho, Ana Paula Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, José Deribaldo Gomes Dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Emancipação (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/10959
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir os limites e possibilidades da educação ofertada aos trabalhadores. Tematizam-se os esforços da escola pública em torno da emancipação política, que, por sua vez, é separada das ações sobre as condições materiais de existência, bem como as determinações do Estado capitalista. A metodologia utilizada priorizou o método histórico-ontológico. Os fundamentos da sociabilidade moderna são articulados ao complexo educacional, para que não se possa enxergar as contradições entre o caráter formal da emancipação política e a sua manifestação real. A exposição é apoiada pelas descobertas de Marx, Mészáros, Tonet, dentre outros pesquisadores. Este artigo pretende refletir criticamente sobre o debate em torno da construção de um processo educativo para a tarefa histórica de libertar o trabalho dos grilhões do capital.Abstract: This paper aims at discussing the limits and possibilities of the education offered to those from working class by questioning the effort expended by public schools towards political emancipation, which, in turn, is dissociated from the necessary action on real conditions of existence and determinant aspects of the State in capitalism. The methodology applied focused on the onto-historical method. Modern sociability foundations are articulated within the educational complex, so that one cannot perceive the contradictions between the formal character of political emancipation and its actual manifestation. This paper is supported by the studies of Marx, Mészáros, Tonet and others. Moreover, this paper aims at reflecting, critically, the debate towards the formative process in order to set it free from the requests capital demands.Keywords: Education. Human Emancipation. State
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