O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019163 |
Resumo: | As relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana. |
id |
UDESC-1_3055ded38c1fea22b0cc837164a8e22a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15509 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975TeatroPolíticaImportaçãoTraduçãoInovaçãoAs relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310235201916310.5965/1414573102352019163Urdimento; Vol. 2 Núm. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-172Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-172Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-1722358-695810.5965/1414573102352019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019163/10621Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZurbach, Christine2020-09-27T02:21:37Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15509Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:21:37Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
title |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
spellingShingle |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 Zurbach, Christine Teatro Política Importação Tradução Inovação |
title_short |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
title_full |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
title_fullStr |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
title_full_unstemmed |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
title_sort |
O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975 |
author |
Zurbach, Christine |
author_facet |
Zurbach, Christine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zurbach, Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Política Importação Tradução Inovação |
topic |
Teatro Política Importação Tradução Inovação |
description |
As relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019163 10.5965/1414573102352019163 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019163 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573102352019163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102352019163/10621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-172 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-172 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 35 (2019): Sobre a Tradução no Teatro: abordagens histórico-culturais e experiencias tradutórias; 163-172 2358-6958 10.5965/1414573102352019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1754732225453096960 |