Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Daniela dos Santos de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.
id UEA_7e75298ab26e402d4c059a1d9182dbb4
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1544
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.História, ensino de História; Lei 10.639/2003, cultura afro-brasileira.History, history teaching;Law 10.639 / 2003, Afro-Brazilian cultureEste estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.This study aims to analyze the presence of Afro-Brazilian culture in the teaching of History in the city of Tefé, based on the experiences developed in PIBID. Law 10.639 / 2003, which made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture compulsory, is a significant milestone for the production of didactic materials and academic knowledge around the subject, insofar as it changed the LDB by making the teaching of History of Africa and its culture. The first stage presents a theoretical study on the Teaching of History, its legal frameworks, regulatory legislation, methods and techniques aimed at teaching. In the second moment a brief account of the struggles of the social movements for the creation of the Law that recognizes and values in a correct way the black culture. In the third moment there is an account of the actions developed in PIBID of History of CEST UEA.Universidade do Estado do Amazonas2019-04-17T16:46:26Z2019-01-172019-04-17T16:46:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Daniela dos Santos dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T14:41:46ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
title Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
spellingShingle Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
Morais, Daniela dos Santos de
História, ensino de História; Lei 10.639/2003, cultura afro-brasileira.
History, history teaching;Law 10.639 / 2003, Afro-Brazilian culture
title_short Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
title_full Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
title_fullStr Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
title_full_unstemmed Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
title_sort Novos Recursos de ensino da disciplina de história: valorizando a cultura afro brasileira a partir da LeI 10.639/2003.
author Morais, Daniela dos Santos de
author_facet Morais, Daniela dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Daniela dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv História, ensino de História; Lei 10.639/2003, cultura afro-brasileira.
History, history teaching;Law 10.639 / 2003, Afro-Brazilian culture
topic História, ensino de História; Lei 10.639/2003, cultura afro-brasileira.
History, history teaching;Law 10.639 / 2003, Afro-Brazilian culture
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.
This study aims to analyze the presence of Afro-Brazilian culture in the teaching of History in the city of Tefé, based on the experiences developed in PIBID. Law 10.639 / 2003, which made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture compulsory, is a significant milestone for the production of didactic materials and academic knowledge around the subject, insofar as it changed the LDB by making the teaching of History of Africa and its culture. The first stage presents a theoretical study on the Teaching of History, its legal frameworks, regulatory legislation, methods and techniques aimed at teaching. In the second moment a brief account of the struggles of the social movements for the creation of the Law that recognizes and values in a correct way the black culture. In the third moment there is an account of the actions developed in PIBID of History of CEST UEA.
description Este estudo tem como objetivo analisar a presença da cultura afro-brasileira no ensino de História na cidade de Tefé, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID. A Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é um marco significativo para a produção de materiais didáticos e conhecimentos acadêmicos em torno do tema, na medida em que alterou a LDB ao transformar em obrigatório o ensino de História da África e sua cultura. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o Ensino de História, seus marcos legais, legislações regulatórias, métodos e técnicas voltados para o ensino. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato das ações desenvolvidas no PIBID de História do CEST UEA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17T16:46:26Z
2019-01-17
2019-04-17T16:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748962525184