CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ivânia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, José Maria Damasceno, Pereira, Carla Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682
Resumo: O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.
id UECE-3_79d5f6b3bbfb0b4076243ad340d7f575
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1682
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊSContextoEnsinoLíngua PortuguesaIdentidadeRibeiroO presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade. EdUECE2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 562674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682/1643Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Ivânia dos SantosFerreira, José Maria DamascenoPereira, Carla Soares2021-03-23T17:44:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1682Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:45Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
title CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
spellingShingle CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
Neves, Ivânia dos Santos
Contexto
Ensino
Língua Portuguesa
Identidade
Ribeiro
title_short CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
title_full CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
title_fullStr CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
title_full_unstemmed CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
title_sort CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
author Neves, Ivânia dos Santos
author_facet Neves, Ivânia dos Santos
Ferreira, José Maria Damasceno
Pereira, Carla Soares
author_role author
author2 Ferreira, José Maria Damasceno
Pereira, Carla Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ivânia dos Santos
Ferreira, José Maria Damasceno
Pereira, Carla Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto
Ensino
Língua Portuguesa
Identidade
Ribeiro
topic Contexto
Ensino
Língua Portuguesa
Identidade
Ribeiro
description O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682/1643
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56
Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887500521472