CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Download full: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682 |
Summary: | O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade. |
id |
UECE-3_79d5f6b3bbfb0b4076243ad340d7f575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1682 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊSContextoEnsinoLíngua PortuguesaIdentidadeRibeiroO presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade. EdUECE2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 562674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682/1643Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Ivânia dos SantosFerreira, José Maria DamascenoPereira, Carla Soares2021-03-23T17:44:45Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1682Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:45Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
title |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
spellingShingle |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS Neves, Ivânia dos Santos Contexto Ensino Língua Portuguesa Identidade Ribeiro |
title_short |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
title_full |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
title_fullStr |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
title_sort |
CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS |
author |
Neves, Ivânia dos Santos |
author_facet |
Neves, Ivânia dos Santos Ferreira, José Maria Damasceno Pereira, Carla Soares |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, José Maria Damasceno Pereira, Carla Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ivânia dos Santos Ferreira, José Maria Damasceno Pereira, Carla Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto Ensino Língua Portuguesa Identidade Ribeiro |
topic |
Contexto Ensino Língua Portuguesa Identidade Ribeiro |
description |
O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682/1643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 7 No. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56 Revista Linguagem em Foco; v. 7 n. 1 (2015): Linguagem em Foco; 45 - 56 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887500521472 |