A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria do Socorro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812
Resumo: Este trabalho tem como proposta estudar a poesia de temática erótica como instrumento de formação na experiência leitora do indivíduo, pelo viés da literatura de autoria feminina. A poesia é um gênero literário que alia as subjetividades e o mundo em vários planos, a partir de enfrentamentos, confrontos e apelos advindos do próprio interior. O eu poético entra em sintonia com a realidade, desenvolvendo uma interação entre o leitor e o texto. Assim sendo, pretendemos analisar a poesia erótica como um campo de conhecimento que abre espaço para algumas discussões sobre erotismo, corpo, desejo feminino, promovendo novas perspectivas na formação e na transformação do leitor literário. Tal poesia tem sido motivo de estudos, em diálogo com outras áreas do saber (mitologia, antropologia, psicanálise, filosofia), e também motivado uma inter-relação entre professores e alunos. Utilizaremos a poesia como meio de formação literária, buscando a reconfiguração dos sentidos pelo prazer que o texto literário propõe, visando, sobretudo sua linguagem eivada de significados. Para tanto, utilizaremos os estudos de Barthes (2004), Joachim (2012) e Kefalás (2012), que imprimem na literatura a marca representativa que integra todos os tipos de discursos e que se tornou um espaço interdisciplinar de conhecimento para todas as formações e áreas.
id UECE-3_7bcefe2153894df6294d70a139ca06e9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1812
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIOPoesia EróticaLeitorFormação LiteráriaEste trabalho tem como proposta estudar a poesia de temática erótica como instrumento de formação na experiência leitora do indivíduo, pelo viés da literatura de autoria feminina. A poesia é um gênero literário que alia as subjetividades e o mundo em vários planos, a partir de enfrentamentos, confrontos e apelos advindos do próprio interior. O eu poético entra em sintonia com a realidade, desenvolvendo uma interação entre o leitor e o texto. Assim sendo, pretendemos analisar a poesia erótica como um campo de conhecimento que abre espaço para algumas discussões sobre erotismo, corpo, desejo feminino, promovendo novas perspectivas na formação e na transformação do leitor literário. Tal poesia tem sido motivo de estudos, em diálogo com outras áreas do saber (mitologia, antropologia, psicanálise, filosofia), e também motivado uma inter-relação entre professores e alunos. Utilizaremos a poesia como meio de formação literária, buscando a reconfiguração dos sentidos pelo prazer que o texto literário propõe, visando, sobretudo sua linguagem eivada de significados. Para tanto, utilizaremos os estudos de Barthes (2004), Joachim (2012) e Kefalás (2012), que imprimem na literatura a marca representativa que integra todos os tipos de discursos e que se tornou um espaço interdisciplinar de conhecimento para todas as formações e áreas.EdUECE2019-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 2 (2013): Linguagem em Foco; 69-78Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 2 (2013): Linguagem em Foco; 69-782674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812/1558Copyright (c) 1969 Maria do Socorro Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Maria do Socorro2021-03-23T17:44:47Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1812Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:47Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
spellingShingle A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Pinheiro, Maria do Socorro
Poesia Erótica
Leitor
Formação Literária
title_short A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_full A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_fullStr A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_full_unstemmed A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
title_sort A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
author Pinheiro, Maria do Socorro
author_facet Pinheiro, Maria do Socorro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia Erótica
Leitor
Formação Literária
topic Poesia Erótica
Leitor
Formação Literária
description Este trabalho tem como proposta estudar a poesia de temática erótica como instrumento de formação na experiência leitora do indivíduo, pelo viés da literatura de autoria feminina. A poesia é um gênero literário que alia as subjetividades e o mundo em vários planos, a partir de enfrentamentos, confrontos e apelos advindos do próprio interior. O eu poético entra em sintonia com a realidade, desenvolvendo uma interação entre o leitor e o texto. Assim sendo, pretendemos analisar a poesia erótica como um campo de conhecimento que abre espaço para algumas discussões sobre erotismo, corpo, desejo feminino, promovendo novas perspectivas na formação e na transformação do leitor literário. Tal poesia tem sido motivo de estudos, em diálogo com outras áreas do saber (mitologia, antropologia, psicanálise, filosofia), e também motivado uma inter-relação entre professores e alunos. Utilizaremos a poesia como meio de formação literária, buscando a reconfiguração dos sentidos pelo prazer que o texto literário propõe, visando, sobretudo sua linguagem eivada de significados. Para tanto, utilizaremos os estudos de Barthes (2004), Joachim (2012) e Kefalás (2012), que imprimem na literatura a marca representativa que integra todos os tipos de discursos e que se tornou um espaço interdisciplinar de conhecimento para todas as formações e áreas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1812/1558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1969 Maria do Socorro Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1969 Maria do Socorro Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 5 No. 2 (2013): Linguagem em Foco; 69-78
Revista Linguagem em Foco; v. 5 n. 2 (2013): Linguagem em Foco; 69-78
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887552950272