A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Daniel Brandão
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Daniel Do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.
id UECE-4_766c084435dd9d25c325df24f4ea3a0f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/901
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.EdUECE2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90110.30938/bocehm.v5i15.901Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 48 - 582447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901/847Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Daniel BrandãoRodrigues, Daniel Do Nascimento2020-01-20T12:31:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/901Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.776413Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Menezes, Daniel Brandão
BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.
title_short A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Menezes, Daniel Brandão
author_facet Menezes, Daniel Brandão
Rodrigues, Daniel Do Nascimento
author_role author
author2 Rodrigues, Daniel Do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Daniel Brandão
Rodrigues, Daniel Do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.
topic BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.
description Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901
10.30938/bocehm.v5i15.901
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i15.901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901/847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 48 - 58
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997558792192