A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. |
id |
UECE-4_766c084435dd9d25c325df24f4ea3a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/901 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música.Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.EdUECE2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/90110.30938/bocehm.v5i15.901Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 48 - 582447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901/847Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Daniel BrandãoRodrigues, Daniel Do Nascimento2020-01-20T12:31:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/901Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:40.776413Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
spellingShingle |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Menezes, Daniel Brandão BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música. |
title_short |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_fullStr |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_sort |
A LEITURA MUSICAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
author |
Menezes, Daniel Brandão |
author_facet |
Menezes, Daniel Brandão Rodrigues, Daniel Do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Daniel Do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Daniel Brandão Rodrigues, Daniel Do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música. |
topic |
BNCC; Habilidades Matemáticas; Leitura Musical; Música. |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a relação entre a leitura musical e a matemática onde analisa a utilização dessa leitura para o desenvolvimento de habilidades matemáticas do ensino fundamental. Em decorrência da aprovação de leis que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, da sistematização de habilidades por meio de documentos de caráter normativo e da estreita relação que a matemática tem com a música, esta ultima, por sua vez, caracterizando-se como um artifício didático, constituem a base e o ponto norteador deste trabalho. A pesquisa foi feita por meio de um estudo bibliográfico dos conceitos musicais, de habilidades da BNCC e de trabalhos científicos que relacionam a matemática com a música. O resultado mostra que muitos conceitos matemáticos são essenciais na leitura musical e que essa leitura interdisciplinar favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma, ela possibilita a utilização da música como ferramenta para o ensino/aprendizagem. A leitura de partituras musicais, por ser considerada, de certa forma, uma leitura de números, se transforma na manipulação de contas matemáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901 10.30938/bocehm.v5i15.901 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i15.901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/901/847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 15 (2018): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 48 - 58 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997558792192 |