Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2047 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada. |
id |
UEFS-1_91e7a8985adc0b51888f7b644f5354a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/2047 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professorasNeste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/204710.13102/cl.v19i3.2047A Cor das Letras; v. 19 n. 3 (2018): Ensino de Língua e Literatura; 201-2182594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2047/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesMoura, Andréia FranciscaRodrigues, Aline BarbosaMelo, Lívia Chaves2019-01-03T17:04:25Zoai:ojs3.uefs.br:article/2047Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2019-01-03T17:04:25A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
title |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
spellingShingle |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras Silva, Wagner Rodrigues |
title_short |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
title_full |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
title_fullStr |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
title_sort |
Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas portuguesa e inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para professoras |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Moura, Andréia Francisca Rodrigues, Aline Barbosa Melo, Lívia Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Andréia Francisca Rodrigues, Aline Barbosa Melo, Lívia Chaves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Moura, Andréia Francisca Rodrigues, Aline Barbosa Melo, Lívia Chaves |
description |
Neste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2047 10.13102/cl.v19i3.2047 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2047 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v19i3.2047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2047/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 19 n. 3 (2018): Ensino de Língua e Literatura; 201-218 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321160534884352 |