Interação de linguagens e letramento na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozório, Cristina Aurélia Rezende
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/839
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa-ação com o objetivo de investigar as produções textuais e percepções dos alunos participantes quanto à inserção de atividades de leitura e escrita, utilizando-se gêneros textuais diversos e tendo como prioridade verificar o aumento do nível de letramento desses alunos, no atual contexto da cibercultura. Aplicadas em aulas presenciais de Língua Portuguesa, com uma turma do ensino fundamental e outra do ensino médio, as atividades desenvolvidas buscaram promover a reflexão crítica dos alunos envolvidos na pesquisa, a fim entender a vida social contemporânea como uma trama cultural resultante de práticas discursivas. Em plena emergência da cibercultura, a Internet é considerada a grande fonte de informações, que se atualizam e se multiplicam continuamente, numa velocidade impressionante, transformando o ciberespaço. O fato de estudantes e professores estarem acessando cada vez mais esse ciberespaço possibilita que sejam descobertas amplas e significativas oportunidades de aprendizagem que tornam os tradicionais processos de ensino cada vez mais obsoletos, dando lugar à multimodalidade. As tecnologias multimodais veiculam informações para além do impresso, alcançando a mídia de massa, a multimídia e a hipermídia eletrônica. Assim, muitos trabalhos escolares, cujo foco é o letramento, podem ser realizados além da escola, revelando a multimídia como suporte da educação. É nesse sentido que se justifica a presente pesquisa: investigar as funções comunicativa, educativa e social que as práticas de letramento podem oferecer aos estudantes, capacitando-os à leitura e produção (oral, escrita) de diferentes gêneros textuais, mensagens, pesquisas, entre outros, no atual contexto da cibercultura.
id UEG-2_962324c1fb13b035f85f9b04e2cd7f6d
oai_identifier_str oai:tede2:tede/839
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Interação de linguagens e letramento na ciberculturaLetramentoGêneros textuaisCiberculturaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo é uma pesquisa-ação com o objetivo de investigar as produções textuais e percepções dos alunos participantes quanto à inserção de atividades de leitura e escrita, utilizando-se gêneros textuais diversos e tendo como prioridade verificar o aumento do nível de letramento desses alunos, no atual contexto da cibercultura. Aplicadas em aulas presenciais de Língua Portuguesa, com uma turma do ensino fundamental e outra do ensino médio, as atividades desenvolvidas buscaram promover a reflexão crítica dos alunos envolvidos na pesquisa, a fim entender a vida social contemporânea como uma trama cultural resultante de práticas discursivas. Em plena emergência da cibercultura, a Internet é considerada a grande fonte de informações, que se atualizam e se multiplicam continuamente, numa velocidade impressionante, transformando o ciberespaço. O fato de estudantes e professores estarem acessando cada vez mais esse ciberespaço possibilita que sejam descobertas amplas e significativas oportunidades de aprendizagem que tornam os tradicionais processos de ensino cada vez mais obsoletos, dando lugar à multimodalidade. As tecnologias multimodais veiculam informações para além do impresso, alcançando a mídia de massa, a multimídia e a hipermídia eletrônica. Assim, muitos trabalhos escolares, cujo foco é o letramento, podem ser realizados além da escola, revelando a multimídia como suporte da educação. É nesse sentido que se justifica a presente pesquisa: investigar as funções comunicativa, educativa e social que as práticas de letramento podem oferecer aos estudantes, capacitando-os à leitura e produção (oral, escrita) de diferentes gêneros textuais, mensagens, pesquisas, entre outros, no atual contexto da cibercultura.This study is an action research aimed to investigate textual productions and the perceptions of students regarding the inclusion of reading and writing activities , using various text genresand making it a priority to verify the increase the level of literacy of these students , in thecurrent context cyberculture. Applied in presencial Portuguese classes, with a group of elementary school and one high school, the developed activities sought to promote critical thinking by students involved in research in order to understand contemporary social life as a cultural plot resulting from discursive practices. In full emergence of cyberculture, internet is considered to be the major source of information , which are updated and continually multiply, with incredible rapidity, turning cyberspace. The fact that students and teachers are increasingly accessing cyberspace that enables broad and meaningful learning opportunities that make traditional processes increasingly obsolete teaching, giving rise to the multimodality. Multimodal Technologies diffuse information beyond the printed, increasing the mass media, multimedia and hypermedia electronics. So many school assignments, whichfocuses on literacy, can be carried beyond the school, revealing multimedia as support ofeducation . And that is what justifies this research : to investigate the communicative, educational and social functions that literacy practices can offer students, enabling them to reading and production (oral , written) of different textual genres, messages, research, amongothers, in the current context of cyberculture.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos eSilva, Débora Cristina Santos eSiqueira , Kénia Mara de FreitasLimonta, Sandra ValériaOzório, Cristina Aurélia Rezende2021-11-22T11:10:30Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOZÓRIO, Cristina Aurélia Rezende. Interação de linguagens e letramento na cibercultura. 2014. 170 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T11:10:30Zoai:tede2:tede/839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T11:10:30Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação de linguagens e letramento na cibercultura
title Interação de linguagens e letramento na cibercultura
spellingShingle Interação de linguagens e letramento na cibercultura
Ozório, Cristina Aurélia Rezende
Letramento
Gêneros textuais
Cibercultura
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interação de linguagens e letramento na cibercultura
title_full Interação de linguagens e letramento na cibercultura
title_fullStr Interação de linguagens e letramento na cibercultura
title_full_unstemmed Interação de linguagens e letramento na cibercultura
title_sort Interação de linguagens e letramento na cibercultura
author Ozório, Cristina Aurélia Rezende
author_facet Ozório, Cristina Aurélia Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Débora Cristina Santos e
Silva, Débora Cristina Santos e
Siqueira , Kénia Mara de Freitas
Limonta, Sandra Valéria
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozório, Cristina Aurélia Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Gêneros textuais
Cibercultura
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Letramento
Gêneros textuais
Cibercultura
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo é uma pesquisa-ação com o objetivo de investigar as produções textuais e percepções dos alunos participantes quanto à inserção de atividades de leitura e escrita, utilizando-se gêneros textuais diversos e tendo como prioridade verificar o aumento do nível de letramento desses alunos, no atual contexto da cibercultura. Aplicadas em aulas presenciais de Língua Portuguesa, com uma turma do ensino fundamental e outra do ensino médio, as atividades desenvolvidas buscaram promover a reflexão crítica dos alunos envolvidos na pesquisa, a fim entender a vida social contemporânea como uma trama cultural resultante de práticas discursivas. Em plena emergência da cibercultura, a Internet é considerada a grande fonte de informações, que se atualizam e se multiplicam continuamente, numa velocidade impressionante, transformando o ciberespaço. O fato de estudantes e professores estarem acessando cada vez mais esse ciberespaço possibilita que sejam descobertas amplas e significativas oportunidades de aprendizagem que tornam os tradicionais processos de ensino cada vez mais obsoletos, dando lugar à multimodalidade. As tecnologias multimodais veiculam informações para além do impresso, alcançando a mídia de massa, a multimídia e a hipermídia eletrônica. Assim, muitos trabalhos escolares, cujo foco é o letramento, podem ser realizados além da escola, revelando a multimídia como suporte da educação. É nesse sentido que se justifica a presente pesquisa: investigar as funções comunicativa, educativa e social que as práticas de letramento podem oferecer aos estudantes, capacitando-os à leitura e produção (oral, escrita) de diferentes gêneros textuais, mensagens, pesquisas, entre outros, no atual contexto da cibercultura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-26
2021-11-22T11:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OZÓRIO, Cristina Aurélia Rezende. Interação de linguagens e letramento na cibercultura. 2014. 170 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/839
identifier_str_mv OZÓRIO, Cristina Aurélia Rezende. Interação de linguagens e letramento na cibercultura. 2014. 170 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1796784739001040896