Estudo das práticas pedagógicas de professores egressos do Programa de Formação em Educação para Relações étnico-raciais - ERER no município de Altamira - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Léia Gonçalves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/833
Resumo: A presente pesquisa é fruto do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás e tem como objetivo: refletir, pesquisar e analisar os efeitos das Políticas Públicas de Ações Afirmativas para a formação de professores no município de Altamira - PA, a partir das práticas pedagógicas dos egressos do Programa de Formação para as Relações Étnico-Raciais – ERER. Isto ocorreu devido a minha experiência profissional como professora de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado na Universidade Federal do Pará, e o conhecimento de que o preconceito racial é um problema existente historicamente no Brasil, podendo ser percebido também nas escolas de AltamiraPA, cidade com uma população negra de 69,14%. Assim, foi de interesse saber sobre quais os efeitos da política de formação continuada no município de Altamira na prática pedagógica dos professores egressos do ERER. Neste sentido, selecionamos como metodologia, a pesquisa qualitativa, com os procedimentos de pesquisa documental, entrevista e observação participante, no viés de Lüdke e André (2012). O referencial teórico principal utilizado para as análises foram: Gomes (2001; 2003; 2006 e 2010); Gonçalves e Silva (2007); Oliveira (2003; 2006; 2010 e 2012); Rocha (2010); e Pinho (2005; 2010; 2011 e 2013). Os resultados alcançados demonstraram que os conteúdos relacionados à questão das relações étnico-raciais negras vêm sendo inseridos no currículo escolar, apesar da complexidade do fazer docente. No entanto, as ações de maior destaque foram propostas de trabalho por meio de projetos de aprendizagem nas datas comemorativas.
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