Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Fabiano Silvestre
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lago, Neuda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização.
id UEL-3_be8f7f9cf348893720e3d44ae80b6ce9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17464
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualizaçãoEnsino de Inglês. Gêneros Discursivos.O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização.EDUEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1746410.5433/2237-4876.2014v17n1p215Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,2237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464/14775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Fabiano SilvestreLago, Neuda2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17464Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
title Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
spellingShingle Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
Ramos, Fabiano Silvestre
Ensino de Inglês. Gêneros Discursivos.
title_short Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
title_full Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
title_fullStr Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
title_full_unstemmed Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
title_sort Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
author Ramos, Fabiano Silvestre
author_facet Ramos, Fabiano Silvestre
Lago, Neuda
author_role author
author2 Lago, Neuda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Fabiano Silvestre
Lago, Neuda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês. Gêneros Discursivos.
topic Ensino de Inglês. Gêneros Discursivos.
description O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464
10.5433/2237-4876.2014v17n1p215
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2014v17n1p215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464/14775
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,
Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315344076996608