Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualização
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização. |
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Ensinando a língua estrangeira através de gêneros textuais: o resumo como uma atividade de retextualizaçãoEnsino de Inglês. Gêneros Discursivos.O objetivo do presente trabalho foi investigar quais são as concepções de resumo apresentadas por alunos universitários matriculados em um curso de língua estrangeira (LE) – Inglês, bem como verificar a maneira como se dá a produção do gênero resumo por tais alunos, através do processo de retextualização. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à configuração do resumo, bem como foram analisadas as produções de resumos dos alunos em dois momentos distintos, antes e após a aplicação de uma sequência didática na qual o gênero foi ensinado de maneira sistemática. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2005a) sobre retextualização, bem como uma abordagem de gêneros textuais proposta pelo interacionismo sócio-discursivo. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática foi benéfica para os alunos em relação à produção de resumos, havendo grande melhora na escrita dos participantes em alguns aspectos. Porém, no que se refere à cópia de trechos do texto-base e à marcação de autoria, os alunos ainda apresentam problemas que merecem atenção. Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Ensino de inglês. Retextualização.EDUEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1746410.5433/2237-4876.2014v17n1p215Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 215-244,2237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17464/14775http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Fabiano SilvestreLago, Neuda2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17464Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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