MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marreiros Alves, Rafael
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gasparotto, Paulo Henrique Gilio, Vieira Dantas Filho, Jerônimo, Solla Sobral, Fabiana, Bianchini Pontuschka, Rute, CAVALI, Jucilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/51576
Resumo: Brasil é importante fornecedor de alimentos para os mercados internacionais, com papel de referência sobre a produção e exportação de carne bovina. A carne bovina pode oferecer riscos à saúde do consumidor, porque se caracteriza como substrato para multiplicação de microrganismos que podem causar surtos de infecções alimentares, proporcionando grandes prejuízos econômicos. O objetivo deste trabalho foi realizar análise microbiológica de carne in natura de bovinos abatidos em abatedouros-frigorífico federal localizado no estado de Rondônia, com ênfase nos seguintes gêneros: Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva. Os dados foram disponibilizados pelo Serviço Inspeção Federal (SIF). Os resultados do levantamento de dados das análises microbiológicas para Escherichia coli do período de janeiro de 2017 a junho de 2018 demostraram que não houve nenhuma amostra acima do limite máximo de detecção (LMD). As análises de Salmonella spp. em carcaças resfriadas realizadas durante o ciclo anual, demonstraram que se manteve dentro dos padrões microbiológicos aceitáveis. No levantamento de dados de Staphylococcus coagulase positiva foram analisadas 177 amostras obtive-se resultados de 100% de análises dentro dos padrões recomendados. Diante da pesquisa realizada pode-se compreender que os resultados foram satisfatórios em comparação com trabalhos pesquisados na literatura, observando assim um comprometimento das empresas com a segurança alimentar e saúde pública de seus consumidores.
id UEM-8_a41ebf5e7bdf39895fc6892e244cccef
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/51576
network_acronym_str UEM-8
network_name_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository_id_str
spelling MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIAEscherichia coli; Serviço de Inspeção Federal; Salmonela spp.; saúde pública; Staphylococcus coagulase positiva.Brasil é importante fornecedor de alimentos para os mercados internacionais, com papel de referência sobre a produção e exportação de carne bovina. A carne bovina pode oferecer riscos à saúde do consumidor, porque se caracteriza como substrato para multiplicação de microrganismos que podem causar surtos de infecções alimentares, proporcionando grandes prejuízos econômicos. O objetivo deste trabalho foi realizar análise microbiológica de carne in natura de bovinos abatidos em abatedouros-frigorífico federal localizado no estado de Rondônia, com ênfase nos seguintes gêneros: Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva. Os dados foram disponibilizados pelo Serviço Inspeção Federal (SIF). Os resultados do levantamento de dados das análises microbiológicas para Escherichia coli do período de janeiro de 2017 a junho de 2018 demostraram que não houve nenhuma amostra acima do limite máximo de detecção (LMD). As análises de Salmonella spp. em carcaças resfriadas realizadas durante o ciclo anual, demonstraram que se manteve dentro dos padrões microbiológicos aceitáveis. No levantamento de dados de Staphylococcus coagulase positiva foram analisadas 177 amostras obtive-se resultados de 100% de análises dentro dos padrões recomendados. Diante da pesquisa realizada pode-se compreender que os resultados foram satisfatórios em comparação com trabalhos pesquisados na literatura, observando assim um comprometimento das empresas com a segurança alimentar e saúde pública de seus consumidores.EDUEM - Universidade Estadual de Maringá2020-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresArtigo Originalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/5157610.4025/rcvsp.v7i2.51576Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 7 n. 2 (2020): V.7 N.2 2020; 102-1112358-4610reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/51576/751375151055Copyright (c) 2020 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarreiros Alves, Rafael Gasparotto, Paulo Henrique GilioVieira Dantas Filho, JerônimoSolla Sobral, FabianaBianchini Pontuschka, RuteCAVALI, Jucilene2020-11-02T14:38:42Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/51576Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/PUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/oaipaulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br2358-46102358-4610opendoar:2020-11-02T14:38:42Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
title MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
spellingShingle MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
Marreiros Alves, Rafael
Escherichia coli; Serviço de Inspeção Federal; Salmonela spp.; saúde pública; Staphylococcus coagulase positiva.
title_short MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
title_full MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
title_fullStr MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
title_full_unstemmed MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
title_sort MICROBIOLOGICAL QUALITY OF IN NATURA SLAUGHTERHOUSE BEEF FROM THE CENTRAL REGION OF RONDÔNIA
author Marreiros Alves, Rafael
author_facet Marreiros Alves, Rafael
Gasparotto, Paulo Henrique Gilio
Vieira Dantas Filho, Jerônimo
Solla Sobral, Fabiana
Bianchini Pontuschka, Rute
CAVALI, Jucilene
author_role author
author2 Gasparotto, Paulo Henrique Gilio
Vieira Dantas Filho, Jerônimo
Solla Sobral, Fabiana
Bianchini Pontuschka, Rute
CAVALI, Jucilene
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marreiros Alves, Rafael
Gasparotto, Paulo Henrique Gilio
Vieira Dantas Filho, Jerônimo
Solla Sobral, Fabiana
Bianchini Pontuschka, Rute
CAVALI, Jucilene
dc.subject.por.fl_str_mv Escherichia coli; Serviço de Inspeção Federal; Salmonela spp.; saúde pública; Staphylococcus coagulase positiva.
topic Escherichia coli; Serviço de Inspeção Federal; Salmonela spp.; saúde pública; Staphylococcus coagulase positiva.
description Brasil é importante fornecedor de alimentos para os mercados internacionais, com papel de referência sobre a produção e exportação de carne bovina. A carne bovina pode oferecer riscos à saúde do consumidor, porque se caracteriza como substrato para multiplicação de microrganismos que podem causar surtos de infecções alimentares, proporcionando grandes prejuízos econômicos. O objetivo deste trabalho foi realizar análise microbiológica de carne in natura de bovinos abatidos em abatedouros-frigorífico federal localizado no estado de Rondônia, com ênfase nos seguintes gêneros: Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva. Os dados foram disponibilizados pelo Serviço Inspeção Federal (SIF). Os resultados do levantamento de dados das análises microbiológicas para Escherichia coli do período de janeiro de 2017 a junho de 2018 demostraram que não houve nenhuma amostra acima do limite máximo de detecção (LMD). As análises de Salmonella spp. em carcaças resfriadas realizadas durante o ciclo anual, demonstraram que se manteve dentro dos padrões microbiológicos aceitáveis. No levantamento de dados de Staphylococcus coagulase positiva foram analisadas 177 amostras obtive-se resultados de 100% de análises dentro dos padrões recomendados. Diante da pesquisa realizada pode-se compreender que os resultados foram satisfatórios em comparação com trabalhos pesquisados na literatura, observando assim um comprometimento das empresas com a segurança alimentar e saúde pública de seus consumidores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/51576
10.4025/rcvsp.v7i2.51576
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/51576
identifier_str_mv 10.4025/rcvsp.v7i2.51576
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/51576/751375151055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 7 n. 2 (2020): V.7 N.2 2020; 102-111
2358-4610
reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
collection Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv paulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br
_version_ 1754650113684275200