Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745
Resumo: Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.
id UEMG-2_00438e9764e1b11556c79f21c07f7459
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5745
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativasHistória OralProfessores BacharéisFormação de Professores FormadoresEste texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/574510.36704/eef.v25i47.5745Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745/4410Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diego Carlos2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5745Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
title Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
spellingShingle Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
Pereira, Diego Carlos
História Oral
Professores Bacharéis
Formação de Professores Formadores
title_short Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
title_full Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
title_fullStr Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
title_full_unstemmed Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
title_sort Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
author Pereira, Diego Carlos
author_facet Pereira, Diego Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Professores Bacharéis
Formação de Professores Formadores
topic História Oral
Professores Bacharéis
Formação de Professores Formadores
description Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745
10.36704/eef.v25i47.5745
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i47.5745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745/4410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i47
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470350442496