Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações. |
id |
UEMG-2_00438e9764e1b11556c79f21c07f7459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5745 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativasHistória OralProfessores BacharéisFormação de Professores FormadoresEste texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/574510.36704/eef.v25i47.5745Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745/4410Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diego Carlos2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5745Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
title |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
spellingShingle |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas Pereira, Diego Carlos História Oral Professores Bacharéis Formação de Professores Formadores |
title_short |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
title_full |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
title_fullStr |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
title_sort |
Narrativas de professores formadores:: entre tramas, experiências e trajetórias formativas |
author |
Pereira, Diego Carlos |
author_facet |
Pereira, Diego Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diego Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Oral Professores Bacharéis Formação de Professores Formadores |
topic |
História Oral Professores Bacharéis Formação de Professores Formadores |
description |
Este texto tem como objetivo problematizar e potencializar as relações e os caminhos teórico-metodológicos de uma pesquisa de mestrado sobre História Oral de professores formadores de professores, enfatizando suas trajetórias formativas. Tomou-se a História Oral como caminho metodológico e a narrativa da narrativa para análise de cinco entrevistas com professores formadores bacharéis que atuam em cursos de Licenciatura de uma instituição pública em Uberaba, Minas Gerais. Os resultados apontam que os professores bacharéis estão em um processo contínuo de sucessivas socializações e que a constituição profissional à docência perpassa pelo pensar, sentir e viver o ser professor em articulação entre os nossos sentidos, os sentidos dos outros e as instâncias profissionais formais que constituem este arcabouço repleto de interpretações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745 10.36704/eef.v25i47.5745 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i47.5745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5745/4410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diego Carlos Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i47 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470350442496 |