O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336 |
Resumo: | ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education. |
id |
USF_c560064dba6777fb7cf76e91b26e758e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/336 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professoresFormação inicial de professoresFormadores de professoresEnsino Superior.ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education.Universidade São Francisco2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/33610.24933/horizontes.v34i1.336Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 147-1582317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336/122Rodrigues, Sílvia AdrianaDeák, Simone Conceição PereiraGomes, Alberto Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/336Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:01.513921Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
title |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
spellingShingle |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores Rodrigues, Sílvia Adriana Formação inicial de professores Formadores de professores Ensino Superior. |
title_short |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
title_full |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
title_fullStr |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
title_full_unstemmed |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
title_sort |
O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores |
author |
Rodrigues, Sílvia Adriana |
author_facet |
Rodrigues, Sílvia Adriana Deák, Simone Conceição Pereira Gomes, Alberto Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Deák, Simone Conceição Pereira Gomes, Alberto Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sílvia Adriana Deák, Simone Conceição Pereira Gomes, Alberto Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Formadores de professores Ensino Superior. |
topic |
Formação inicial de professores Formadores de professores Ensino Superior. |
description |
ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336 10.24933/horizontes.v34i1.336 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i1.336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336/122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 147-158 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439022866432 |