O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sílvia Adriana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Deák, Simone Conceição Pereira, Gomes, Alberto Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336
Resumo: ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education.
id USF_c560064dba6777fb7cf76e91b26e758e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/336
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professoresFormação inicial de professoresFormadores de professoresEnsino Superior.ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education.Universidade São Francisco2016-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/33610.24933/horizontes.v34i1.336Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 147-1582317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336/122Rodrigues, Sílvia AdrianaDeák, Simone Conceição PereiraGomes, Alberto Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:44:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/336Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:01.513921Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
title O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
spellingShingle O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
Rodrigues, Sílvia Adriana
Formação inicial de professores
Formadores de professores
Ensino Superior.
title_short O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
title_full O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
title_fullStr O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
title_full_unstemmed O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
title_sort O que pensam os formadores dos futuros professores sobre ser professor e formar professores
author Rodrigues, Sílvia Adriana
author_facet Rodrigues, Sílvia Adriana
Deák, Simone Conceição Pereira
Gomes, Alberto Albuquerque
author_role author
author2 Deák, Simone Conceição Pereira
Gomes, Alberto Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sílvia Adriana
Deák, Simone Conceição Pereira
Gomes, Alberto Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Formadores de professores
Ensino Superior.
topic Formação inicial de professores
Formadores de professores
Ensino Superior.
description ResumoA presente discussão é recorte de uma pesquisa longitudinal, em andamento desde 2011, com objetivo geral de acompanhar processos de formação inicial para a docência, em distintas instituições públicas de ensino superior, com vistas à compreensão de como se dá a evolução da aprendizagem profissional, tendo como sujeitos alunos e professores de cursos de Pedagogia, de universidades localizadas em duas regiões brasileiras distintas. Assim, nos limites deste texto, com a intenção de discutir a imagem que os professores dos cursos de formação inicial detêm sobre o que é ser professor e o que é ser formador de professores, são apresentados dados obtidos no ano de 2012, junto a 33 sujeitos, professores de duas universidades públicas. A análise dos dados nos permite inferir que o processo de formação dos formadores de professores é de autoformação e de um saber construído sobre a experiência, na situação de autodidatismo em potencial e em aceleração.Palavras-chave: Formação inicial de professores; Formadores de professores; Ensino Superior.What trainers of future teachers think about being teacher and training teachersAbstractThis discussion is part of a longitudinal study, ongoing since 2011, with the overall objective to follow up the processes of initial training for teaching in different public institutions of higher education, aiming to understanding how it is the development of professional learning. The participants were students and teachers of pedagogy courses within universities located in two distinct Brazilian areas. Thus, considering the limits of this paper, with the intention of discussing the representation of what teachers of initial training courses have about what means to be a teacher and what represents to be a teacher trainer for them, data obtained in 2012 are presented, along with 33 subjects, teachers from two public universities. The findings made us to conclude that the process of teacher training is self-training, and knowledge built on experience field, in a situation of self-learning potential and accelerated.Keywords: Initial teacher training; Teacher trainers; Higher Education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336
10.24933/horizontes.v34i1.336
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i1.336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/336/122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 1 (2016): A educação e a tolerância na diversidade religiosa; 147-158
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439022866432