Alfabetização de crianças de seis anos e a ampliação do Ensino Fundamental: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/210 |
Resumo: | Neste texto buscamos compreender como tem se dado a alfabetização das crianças de seis anos no EF em turmas, nas quais, subentende-se, já se consolidou o ordenamento legal que trata da ampliação do EF. Optamos pela perspectiva etnográfica como o aporte teórico-metodológico da investigação que realizamos numa turma de crianças de seis anos de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados da sala de aula foram coletados entre abril e dezembro de 2010, com um total de 47 dias observados e registrados no caderno de campo, além de entrevista com a professora. Os resultados indicam que a concepção de alfabetização presente nessa prática vincula-se a uma visão da escrita apenas como um código de transcrição das unidades sonoras em unidades gráficas, uma vez que as atividades predominantes na sala de aula eram cópia de textos curtos, repetição de palavras soltas, decodificação de sílaba por sílaba. |
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