Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis da Silva Mendonça, Júlia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pessanha Gonçalves, Emanuelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539
Resumo: Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.
id UEMG-2_92deb143b982c1731df4fbdb9b8e08f1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5539
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanáliseEducaçãoMedicalizaçãoPsicanáliseEsse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/553910.24934/eef.v24i43.5539Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-3592317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539/3683Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis da Silva Mendonça, JúliaPessanha Gonçalves, Emanuelle2021-08-30T15:41:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5539Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
title Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
spellingShingle Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
Reis da Silva Mendonça, Júlia
Educação
Medicalização
Psicanálise
title_short Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
title_full Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
title_fullStr Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
title_full_unstemmed Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
title_sort Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
author Reis da Silva Mendonça, Júlia
author_facet Reis da Silva Mendonça, Júlia
Pessanha Gonçalves, Emanuelle
author_role author
author2 Pessanha Gonçalves, Emanuelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis da Silva Mendonça, Júlia
Pessanha Gonçalves, Emanuelle
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Medicalização
Psicanálise
topic Educação
Medicalização
Psicanálise
description Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539
10.24934/eef.v24i43.5539
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.5539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539/3683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470326325248