Entre A República e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: um recorte analítico sobre as representações literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vasconcelos, Thaísa Cristofoleti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3421
Resumo: Políticas literárias e programas de Estado que movimentam, determinam e legitimam o que deve ou não ser lido para formação do homem e da cidade ideal são discutidos desdeA República, de Platão e permanecem presentes até os dias de hoje, a exemplo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Compreender quais os diferentes constructos e modelos literários servem aos legisladores é fazer emergir interesses, relações de poder e o engendramento de cânones e imaginários literários. Esse trabalho pretende, portanto, discorrer e compararas concepções de representação literária nesses projetos de literatura, a fim de compreender como o fazer literário articula-se com parâmetros incentivados pelo Estado, influenciando diferentes gerações de leitores. Para tanto, parte de um revisitar histórico e teórico da representação literária, expondo conceitos de Platão e Costa Lima, analisa as concepções e critérios de seleção do PNBE 2013 e aprofunda um recorte analítico por meio da leitura crítica da obra A mocinha do Mercado Central, de Stella Maris Rezende.
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