Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966 |
Resumo: | Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura. |
id |
UFGD-8_abfe7997bfe1425e0fc27b2ccef8a0fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5966 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação InfantilEducação Infantil. Leitura literária. PNBE.Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 187-2032318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966/3211Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Marcia PrendaSilva, Karina Lillian Souza e2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5966Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
title |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
spellingShingle |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil Teixeira, Marcia Prenda Educação Infantil. Leitura literária. PNBE. |
title_short |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
title_full |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
title_fullStr |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
title_sort |
Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil |
author |
Teixeira, Marcia Prenda |
author_facet |
Teixeira, Marcia Prenda Silva, Karina Lillian Souza e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Karina Lillian Souza e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marcia Prenda Silva, Karina Lillian Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Leitura literária. PNBE. |
topic |
Educação Infantil. Leitura literária. PNBE. |
description |
Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966/3211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 187-203 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170097381376 |