Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcia Prenda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Karina Lillian Souza e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966
Resumo: Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura.
id UFGD-8_abfe7997bfe1425e0fc27b2ccef8a0fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5966
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação InfantilEducação Infantil. Leitura literária. PNBE.Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 187-2032318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966/3211Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Marcia PrendaSilva, Karina Lillian Souza e2020-02-20T16:13:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5966Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-20T16:13:51Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
title Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
spellingShingle Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
Teixeira, Marcia Prenda
Educação Infantil. Leitura literária. PNBE.
title_short Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
title_full Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
title_fullStr Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
title_full_unstemmed Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
title_sort Programa Nacional Biblioteca da Escola: acesso e uso do acervo na Educação Infantil
author Teixeira, Marcia Prenda
author_facet Teixeira, Marcia Prenda
Silva, Karina Lillian Souza e
author_role author
author2 Silva, Karina Lillian Souza e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcia Prenda
Silva, Karina Lillian Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Leitura literária. PNBE.
topic Educação Infantil. Leitura literária. PNBE.
description Atualmente, pode-se observar que o acesso à leitura encontra diversas barreiras, marcadas especialmente pela não socialização de condições estruturais de acesso a essa prática, que é tão importante para o indivíduo. Em meio a essas situações, desenvolvem-se programas que visam sanar este problema, como é o caso do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva que teve como objetivo geral investigar o acesso pelos professores e crianças ao acervo do PNBE, distribuído em dois Centros de Educação Infantil no município de Naviraí/MS. Para a coleta de dados realizou-se um questionário assistido com coordenadoras (2) e professoras (2) de dois Centros de Educação Infantil. A partir das análises de dados evidenciou-se que há o acesso ao acervo do PNBE, contudo é limitado, pois há falta de informação e formação dos mediadores de leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5966/3211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 7 (2016): Dossiê Educação Infantil: fundamentos e práticas docentes; 187-203
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170097381376