Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Leny Cirstina Soares Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816
Resumo: O presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.
id UEPG-31_5c9d0789b776d670771a23e50d619687
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6816
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leiturasformação de professoresDIDÁTICAO presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/681610.5212/OlharProfr.v.17i1.0005Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-721984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816/6418https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816/209209211968Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDAAzevedo, Leny Cirstina Soares Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T11:58:40Zoai:uepg.br:article/6816Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T11:58:40Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
title Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
spellingShingle Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDA
formação de professores
DIDÁTICA
title_short Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
title_full Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
title_fullStr Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
title_full_unstemmed Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
title_sort Estágio na formação inicial do Curso de Pedagogia: Escutas e leituras
author Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDA
author_facet Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDA
Azevedo, Leny Cirstina Soares Souza
author_role author
author2 Azevedo, Leny Cirstina Soares Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, REJANE MARIA DE ALMEIDA
Azevedo, Leny Cirstina Soares Souza
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
DIDÁTICA
topic formação de professores
DIDÁTICA
description O presente artigo propõe uma discussão sobre a formação inicial do professor, e tem por objetivo apresentar o relato de experiências com estágios indicando limites e potencialidades vivenciadas nesse período. Esse estudo é fruto de pesquisa - ação realizada com alunos do curso de Pedagogia da XXXXdurante o semestre em que cursaram as disciplinas de Prática de Ensino dos Anos Iniciais e Prática de Ensino em Política e Administração Educacional entre 2010 e 2012. A articulação das duas práticas é resultado de amplas discussões e trocas estabelecidas entre as professoras pesquisadoras, que percebem a fragilidade na formação do pedagogo, considerando que realizam seus estágios dentro de uma realidade contraditória, que por um lado pretende a imersão no campo para que seja possível aprender com ele, e por outro, formar para promover uma ruptura com práticas nem sempre alinhas a qualidade pretendida. Desse modo, os estágios estão direcionados para construção dos saberes docentes, na tentativa de aprofundamento do debate e conhecimento do campo para além de um semestre letivo, mas para justamente compor em conjunto com as disciplinas teóricas o início da profissionalização do pedagogo. As análises partem de documento escrito pelos próprios alunos, protagonistas de sua formação, em forma de relatório e portfólio de estágio que permitem refletir sobre estas experiências. Essas escutas e leituras contribuem sobremaneira para produção de um conhecimento potencialmente importante para todos aqueles que, conhecendo melhor a prática de formação inicial do pedagogo, compreendam e aprofundem estudos sobre sua profissionalização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0005
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816/6418
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6816/209209211968
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72
Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 61-72
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496284938240