O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIma, Marília Bonelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hobold, Márcia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente.  Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente.
id UEPG-31_867d35f79c69f0cfb7effa3e7b423de2
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13624
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMAFormação de ProfessoresTrabalho docentePIBIDPIBIDEste artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente.  Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362410.5212/OlharProfr.v.21i1.0002Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 24-371984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209210934https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216053https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216054https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216169Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hoboldinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIma, Marília BonelliHobold, Márcia de Souza2022-01-18T10:39:46Zoai:uepg.br:article/13624Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:39:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
title O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
spellingShingle O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
LIma, Marília Bonelli
Formação de Professores
Trabalho docente
PIBID
PIBID
title_short O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
title_full O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
title_fullStr O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
title_full_unstemmed O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
title_sort O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
author LIma, Marília Bonelli
author_facet LIma, Marília Bonelli
Hobold, Márcia de Souza
author_role author
author2 Hobold, Márcia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIma, Marília Bonelli
Hobold, Márcia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Trabalho docente
PIBID
PIBID
topic Formação de Professores
Trabalho docente
PIBID
PIBID
description Este artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente.  Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209210934
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216053
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216054
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hobold
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hobold
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 24-37
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 24-37
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37
Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 24-37
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496750505984