O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente. Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente. |
id |
UEPG-31_867d35f79c69f0cfb7effa3e7b423de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13624 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMAFormação de ProfessoresTrabalho docentePIBIDPIBIDEste artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente. Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362410.5212/OlharProfr.v.21i1.0002Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 24-371984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209210934https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216053https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216054https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216169Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hoboldinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIma, Marília BonelliHobold, Márcia de Souza2022-01-18T10:39:46Zoai:uepg.br:article/13624Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:39:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
title |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
spellingShingle |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA LIma, Marília Bonelli Formação de Professores Trabalho docente PIBID PIBID |
title_short |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
title_full |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
title_fullStr |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
title_full_unstemmed |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
title_sort |
O PIBID COMO PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: DADOS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA |
author |
LIma, Marília Bonelli |
author_facet |
LIma, Marília Bonelli Hobold, Márcia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Hobold, Márcia de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIma, Marília Bonelli Hobold, Márcia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Trabalho docente PIBID PIBID |
topic |
Formação de Professores Trabalho docente PIBID PIBID |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar as implicações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos primeiros anos da docência. Para coleta de dados utilizou-se do questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiestruturadas. O questionário foi enviado pelo Software SurveyMonkey e foi respondido por 31 egressos de cinco licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Em um segundo momento da pesquisa foi realizado observações participantes e entrevistas com a diretoria, auxiliar de ensino, coordenadora pedagógica e professora egressa do PIBIC, que havia respondido o questionário na primeira etapa, sobre sua vivência nos primeiros anos de magistério. A docente estava em seu segundo ano de atividade profissional, como efetiva/concursada, em um Centro de Educação Infantil de uma cidade de Santa Catarina Os resultados indicaram à relevância do PIBID na formação e inserção da egressa e como proporcionou uma maior interação entre os processos de aprendizagem da graduação em relação a inserção e a prática docente. Um grande fator pertinente à inserção profissional se constitui nas relações no ambiente escolar, que auxiliam no processo da construção das características do fazer docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209210934 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216053 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216054 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13624/209209216169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hobold info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marília Bonelli LIma, Márcia de Souza Hobold |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 24-37 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 24-37 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 24-37 Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 24-37 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496750505984 |