AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Laíse Ataides
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paniago, Rosenilde Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO.  A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID?  De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.
id UFMS-2_b7b9b9af8e402588905431a5902d1d8a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/993
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIAPIBIDFormação de professoresIdentidade docente.A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO.  A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID?  De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.Editora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 55-702358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1031https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1037https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6484https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6485Ribeiro, Laíse AtaidesPaniago, Rosenilde Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/993Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
title AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
spellingShingle AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
Ribeiro, Laíse Ataides
PIBID
Formação de professores
Identidade docente.
title_short AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
title_full AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
title_fullStr AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
title_full_unstemmed AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
title_sort AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
author Ribeiro, Laíse Ataides
author_facet Ribeiro, Laíse Ataides
Paniago, Rosenilde Nogueira
author_role author
author2 Paniago, Rosenilde Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Laíse Ataides
Paniago, Rosenilde Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Formação de professores
Identidade docente.
topic PIBID
Formação de professores
Identidade docente.
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO.  A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID?  De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1031
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1037
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6484
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 55-70
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989997116817408