AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID? De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão. |
id |
UFMS-2_b7b9b9af8e402588905431a5902d1d8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/993 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIAPIBIDFormação de professoresIdentidade docente.A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID? De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.Editora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 55-702358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1031https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1037https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6484https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6485Ribeiro, Laíse AtaidesPaniago, Rosenilde Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/993Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
title |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
spellingShingle |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA Ribeiro, Laíse Ataides PIBID Formação de professores Identidade docente. |
title_short |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
title_full |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
title_fullStr |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
title_sort |
AS REPRESENTAÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA |
author |
Ribeiro, Laíse Ataides |
author_facet |
Ribeiro, Laíse Ataides Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Laíse Ataides Paniago, Rosenilde Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Formação de professores Identidade docente. |
topic |
PIBID Formação de professores Identidade docente. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência por meio das narrativas de bolsistas de iniciação à docência do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde - GO. A investigação de natureza qualitativa caracterizou-se pelo uso das narrativas como estratégia de investigação, sendo conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência? Quais aprendizagens estão sendo construídas no PIBID? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no PIBID? De modo geral, os bolsistas apontam que o PIBID tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1031 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/1037 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6484 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/993/6485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 55-70 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1788989997116817408 |