O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374 |
Resumo: | O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática. |
id |
UEPG-31_b5b2985394e70eaf693ba06cf53605a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1374 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da DidáticaDidáticatrabalho docenteanos iniciaisformação e profissionalização docente O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374/1018Althaus, Maiza Taques Margrafinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:00Zoai:uepg.br:article/1374Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
title |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
spellingShingle |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática Althaus, Maiza Taques Margraf Didática trabalho docente anos iniciais formação e profissionalização docente |
title_short |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
title_full |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
title_fullStr |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
title_sort |
O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática |
author |
Althaus, Maiza Taques Margraf |
author_facet |
Althaus, Maiza Taques Margraf |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Althaus, Maiza Taques Margraf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática trabalho docente anos iniciais formação e profissionalização docente |
topic |
Didática trabalho docente anos iniciais formação e profissionalização docente |
description |
O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374/1018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494929129472 |