O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Althaus, Maiza Taques Margraf
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374
Resumo: O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.
id UEPG-31_b5b2985394e70eaf693ba06cf53605a1
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1374
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da DidáticaDidáticatrabalho docenteanos iniciaisformação e profissionalização docente O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374/1018Althaus, Maiza Taques Margrafinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:00Zoai:uepg.br:article/1374Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
title O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
spellingShingle O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
Althaus, Maiza Taques Margraf
Didática
trabalho docente
anos iniciais
formação e profissionalização docente
title_short O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
title_full O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
title_fullStr O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
title_full_unstemmed O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
title_sort O trabalho docente nos anos iniciais: revelações dos conteúdos da Didática
author Althaus, Maiza Taques Margraf
author_facet Althaus, Maiza Taques Margraf
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Althaus, Maiza Taques Margraf
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
trabalho docente
anos iniciais
formação e profissionalização docente
topic Didática
trabalho docente
anos iniciais
formação e profissionalização docente
description O presente artigo aborda o desenvolvimento da pesquisa Revelações dos conteúdos da Didática no trabalho docente de primeira à quarta séries do ensino fundamental, em desenvolvimento desde julho de 2000, na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro- Oeste, em Guarapuava - Pr. Asseverando o papel mediador da Didática nas ações que caracterizam o trabalho docente, procuramos investigar as revelações dos conteúdos abordados na disciplina de Didática, no curso de Pedagogia, nos anos iniciais escolares. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolve professores atuantes no Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Guarapuava e professores do curso de Pedagogia. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa vem se encaminhando para seu estágio final de desenvolvimento, fase em que os dados estão sendo analisados à luz do referencial teórico, evidenciando os aspectos que precisam ser discutidos objetivando um ensino de melhor qualidade na profissionalização do pedagogo. Duas acadêmicas do programa PBPI - Programa Bolsa-pesquisa Institucional da Unicentro participam do projeto. As considerações aqui expressas pretendem ser contribuições aos professores atuantes no ensino de Didática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1374/1018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494929129472