“ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Pedro Floriano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Locatelli,Luís, Assis,Pedro Paulo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dados - Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582022000400204
Resumo: RESUMO Componentes centrais no funcionamento dos governos partidários, a unidade e disciplina das bancadas são geralmente explicadas a partir de fatores macro institucionais e variáveis endógenas ao legislativo. No entanto, os parlamentares são eleitos por meio de listas partidárias – abertas, no caso brasileiro, – e há diferenças entre seus partidos em termos de estrutura decisória e robustez organizacional. O artigo analisa os impactos da democracia interna e da força organizacional dos partidos (filiados, receitas e diretórios) sobre a unidade e a disciplina das bancadas na Câmara dos Deputados. Os resultados da análise multivariada sugerem que quanto menos democráticos são os partidos, e quanto mais robustas são as organizações, maiores serão as taxas de unidade e disciplina das bancadas. A força da organização partidária indica aos parlamentares quais são as consequências potenciais (volume de recursos) de comportamentos desertores, enquanto o nível de centralização e democracia interna afeta a eficácia dos mecanismos de enforcement para punição ou recompensa dos membros das bancadas (acesso aos recursos). Os achados sugerem que as diferenças organizacionais entre os partidos podem estar associadas a diferentes níveis de unidade e lealdade verificados na arena parlamentar.
id UERJ-23_f05b550b7a9d4c011790041ebcab7c2c
oai_identifier_str oai:scielo:S0011-52582022000400204
network_acronym_str UERJ-23
network_name_str Dados - Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasilorganizações partidáriascomportamento legislativodisciplinapartidos políticoscoesãoRESUMO Componentes centrais no funcionamento dos governos partidários, a unidade e disciplina das bancadas são geralmente explicadas a partir de fatores macro institucionais e variáveis endógenas ao legislativo. No entanto, os parlamentares são eleitos por meio de listas partidárias – abertas, no caso brasileiro, – e há diferenças entre seus partidos em termos de estrutura decisória e robustez organizacional. O artigo analisa os impactos da democracia interna e da força organizacional dos partidos (filiados, receitas e diretórios) sobre a unidade e a disciplina das bancadas na Câmara dos Deputados. Os resultados da análise multivariada sugerem que quanto menos democráticos são os partidos, e quanto mais robustas são as organizações, maiores serão as taxas de unidade e disciplina das bancadas. A força da organização partidária indica aos parlamentares quais são as consequências potenciais (volume de recursos) de comportamentos desertores, enquanto o nível de centralização e democracia interna afeta a eficácia dos mecanismos de enforcement para punição ou recompensa dos membros das bancadas (acesso aos recursos). Os achados sugerem que as diferenças organizacionais entre os partidos podem estar associadas a diferentes níveis de unidade e lealdade verificados na arena parlamentar.Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582022000400204Dados v.65 n.4 2022reponame:Dados - Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/dados.2022.65.4.276info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Pedro FlorianoLocatelli,LuísAssis,Pedro Paulo depor2022-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0011-52582022000400204Revistahttp://dados.iesp.uerj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||dados@iesp.uerj.br1678-45880011-5258opendoar:2022-05-02T00:00Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
title “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
spellingShingle “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
Ribeiro,Pedro Floriano
organizações partidárias
comportamento legislativo
disciplina
partidos políticos
coesão
title_short “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
title_full “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
title_fullStr “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
title_full_unstemmed “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
title_sort “ Acompanho o Meu Partido ”: Organização Partidária e Comportamento Legislativo no Brasil
author Ribeiro,Pedro Floriano
author_facet Ribeiro,Pedro Floriano
Locatelli,Luís
Assis,Pedro Paulo de
author_role author
author2 Locatelli,Luís
Assis,Pedro Paulo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Pedro Floriano
Locatelli,Luís
Assis,Pedro Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv organizações partidárias
comportamento legislativo
disciplina
partidos políticos
coesão
topic organizações partidárias
comportamento legislativo
disciplina
partidos políticos
coesão
description RESUMO Componentes centrais no funcionamento dos governos partidários, a unidade e disciplina das bancadas são geralmente explicadas a partir de fatores macro institucionais e variáveis endógenas ao legislativo. No entanto, os parlamentares são eleitos por meio de listas partidárias – abertas, no caso brasileiro, – e há diferenças entre seus partidos em termos de estrutura decisória e robustez organizacional. O artigo analisa os impactos da democracia interna e da força organizacional dos partidos (filiados, receitas e diretórios) sobre a unidade e a disciplina das bancadas na Câmara dos Deputados. Os resultados da análise multivariada sugerem que quanto menos democráticos são os partidos, e quanto mais robustas são as organizações, maiores serão as taxas de unidade e disciplina das bancadas. A força da organização partidária indica aos parlamentares quais são as consequências potenciais (volume de recursos) de comportamentos desertores, enquanto o nível de centralização e democracia interna afeta a eficácia dos mecanismos de enforcement para punição ou recompensa dos membros das bancadas (acesso aos recursos). Os achados sugerem que as diferenças organizacionais entre os partidos podem estar associadas a diferentes níveis de unidade e lealdade verificados na arena parlamentar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582022000400204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582022000400204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/dados.2022.65.4.276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
dc.source.none.fl_str_mv Dados v.65 n.4 2022
reponame:Dados - Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Dados - Revista de Ciências Sociais
collection Dados - Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Dados - Revista de Ciências Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||dados@iesp.uerj.br
_version_ 1750312649861627904