A POESIA INFANTIL DE JOÃO KÖPKE POR CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros Farias, Morgana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Segabinazi, Daniela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45717
Resumo: O manuscrito Versos para os pequeninos, escrito no século XIX, possivelmente entre os anos 1886 e 1897, pelo educador João Köpke, contém 24 poemas para crianças, estes que se aproximam do que conhecemos como poesia concreta. Essa obra esteve por muito tempo sob a tutela da família Köpke, sem ser conhecida e muito menos analisada pela comunidade acadêmica. Até então, tínhamos a ideia de que o autor destinava sua produção apenas a livros de leitura, estes que serviam para oferecer ensinamentos às crianças, fossem eles inseridos no âmbito escolar ou voltados aos valores éticos e morais que o período republicano solicitava. Foi através da Profa. Norma Ferreira, da Faculdade de Educação da Unicamp, que pudemos ter contato, apenas em 2017, com a obra citada, em edição fac-símile, esta que lhe serviu de objeto de estudo em sua tese de pós-doutorado. Deste modo, constatamos que o manuscrito foi bem produzido se considerarmos suas variadas esferas estéticas, desde o ritmo até as unidades semânticas, motivo pelo qual nos dispusemos a analisá-lo, objetivando conferir-lhe mais visibilidade, já que o mesmo ainda se encontra no anonimato. Para isso, lançamos mão de embasamentos teóricos, utilizando-nos de bibliografias como Alves (2016), Camargo (2017), Bosi (1988), dentre outros, bem como optamos pelo poema intitulado “Meu cavallo” para que pudéssemos propor uma metodologia eficaz de trabalho com o mesmo em sala de aula. Assim, aos poucos, acreditamos que é possível dar a João Köpke o reconhecimento devido.
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