O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Adriana Corrêa de Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950
Resumo: This present dissertation of master s degree aims investigate the representation of female gender in teaching of teachers of Colégio Municipal Amaral Peixoto. Founded in march 23th of 1953 in São Gonçalo county, the school has come devoting to Elementary School of children, teenagers and adults. With our research we try analyzed how the teaching, hegemonically performed by women, has been perceived and built in instituition. Our objective, on the one hand, it was problematize how the representations of females roles came being constituting in instituition and, on the other hand, it was investigated the implications of concept of gender at exercices of teach from the 1990s. We adopted mapping, selection and analyzis of documents. We analyzed record books of supervision, registration forms of teachers, legislation, results in minutes, school sensus and one publication about the instituition. We realize interviews witch teachers, ex-students, student s responsable, leaders and other professionals of instituition looking the elucidation of issues proposals. How bibliographical reference, we used Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat and Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), among others.
id UERJ_d49142443c19f153d2c1ac56da39031d
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9950
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Rangel, Sonia de Oliveira Camarahttp://lattes.cnpq.br/6303435255974589Xavier, Libânia Nacifhttp://lattes.cnpq.br/1009093134243267Bragança, Inês Ferreira de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3676732863480672Rangel, Jorge Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9381991191001578http://lattes.cnpq.br/5921138839057557Melo, Adriana Corrêa de Freitas2021-01-05T21:31:25Z2017-01-172015-08-17MELO, Adriana Corrêa de Freitas. O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950This present dissertation of master s degree aims investigate the representation of female gender in teaching of teachers of Colégio Municipal Amaral Peixoto. Founded in march 23th of 1953 in São Gonçalo county, the school has come devoting to Elementary School of children, teenagers and adults. With our research we try analyzed how the teaching, hegemonically performed by women, has been perceived and built in instituition. Our objective, on the one hand, it was problematize how the representations of females roles came being constituting in instituition and, on the other hand, it was investigated the implications of concept of gender at exercices of teach from the 1990s. We adopted mapping, selection and analyzis of documents. We analyzed record books of supervision, registration forms of teachers, legislation, results in minutes, school sensus and one publication about the instituition. We realize interviews witch teachers, ex-students, student s responsable, leaders and other professionals of instituition looking the elucidation of issues proposals. How bibliographical reference, we used Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat and Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), among others.A presente dissertação de mestrado visa investigar as representações do gênero feminino na docência das professoras do Colégio Municipal Amaral Peixoto a partir da década de 1990. Fundado em 23 de março de 1953 no Município de São Gonçalo, o colégio vem se dedicando ao Ensino Fundamental de crianças, jovens e adultos. Na pesquisa analisamos como a docência, hegemonicamente desempenhada por mulheres, vem sendo percebida e construída na instituição. Tivemos como objetivos por um lado, problematizar como as representações dos papéis femininos vieram se constituindo na instituição e, por outro, investigar as implicações do conceito de gênero no exercício da docência das professoras no Ensino Fundamental, na Educação de jovens e adultos e na atuação das professoras de apoio. Adotamos o mapeamento, seleção e análise de documentos. Analisamos livros de registros da supervisão, fichas cadastrais dos docentes, legislações, atas de resultados, censo escolar e uma publicação sobre a instituição. Realizamos entrevistas com docentes, ex-alunos, responsáveis de alunos, dirigentes e demais profissionais da instituição em busca da elucidação das questões propostas. Como referencial bibliográfico trabalhamos com Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat e Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), entre outros.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:31:25Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Adriana melo 2.pdf: 1219704 bytes, checksum: 5d61a3053e31c64cdf100edc9ca7f8d4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:31:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Adriana melo 2.pdf: 1219704 bytes, checksum: 5d61a3053e31c64cdf100edc9ca7f8d4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-17application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresTeachGenderColégio Municipal Amaral PeixotoDocênciaGêneroColégio Municipal Amaral PeixotoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990The Amaral Peixoto Municipal School and their teachers in face of the gender an inclusion inssues from the 1990sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Adriana melo 2.pdfapplication/pdf1219704http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9950/1/Dissertacao+Adriana+melo+2.pdf5d61a3053e31c64cdf100edc9ca7f8d4MD511/99502024-02-27 15:11:22.51oai:www.bdtd.uerj.br:1/9950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Amaral Peixoto Municipal School and their teachers in face of the gender an inclusion inssues from the 1990s
title O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
spellingShingle O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
Melo, Adriana Corrêa de Freitas
Teach
Gender
Colégio Municipal Amaral Peixoto
Docência
Gênero
Colégio Municipal Amaral Peixoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
title_full O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
title_fullStr O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
title_full_unstemmed O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
title_sort O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990
author Melo, Adriana Corrêa de Freitas
author_facet Melo, Adriana Corrêa de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Sonia de Oliveira Camara
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6303435255974589
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Xavier, Libânia Nacif
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1009093134243267
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3676732863480672
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rangel, Jorge Antônio da Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9381991191001578
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5921138839057557
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Adriana Corrêa de Freitas
contributor_str_mv Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Xavier, Libânia Nacif
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Rangel, Jorge Antônio da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Teach
Gender
Colégio Municipal Amaral Peixoto
topic Teach
Gender
Colégio Municipal Amaral Peixoto
Docência
Gênero
Colégio Municipal Amaral Peixoto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Gênero
Colégio Municipal Amaral Peixoto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This present dissertation of master s degree aims investigate the representation of female gender in teaching of teachers of Colégio Municipal Amaral Peixoto. Founded in march 23th of 1953 in São Gonçalo county, the school has come devoting to Elementary School of children, teenagers and adults. With our research we try analyzed how the teaching, hegemonically performed by women, has been perceived and built in instituition. Our objective, on the one hand, it was problematize how the representations of females roles came being constituting in instituition and, on the other hand, it was investigated the implications of concept of gender at exercices of teach from the 1990s. We adopted mapping, selection and analyzis of documents. We analyzed record books of supervision, registration forms of teachers, legislation, results in minutes, school sensus and one publication about the instituition. We realize interviews witch teachers, ex-students, student s responsable, leaders and other professionals of instituition looking the elucidation of issues proposals. How bibliographical reference, we used Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Glat and Pletsch (2012), Chartier (1990), Huberman (1996), Freire (1996), among others.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-17
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Adriana Corrêa de Freitas. O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950
identifier_str_mv MELO, Adriana Corrêa de Freitas. O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores frente às questões de gênero e inclusão a partir década de 1990. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9950/1/Dissertacao+Adriana+melo+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d61a3053e31c64cdf100edc9ca7f8d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352295830159360