A ABORDAGEM DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA UNICAMENTE NORMATIVA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Rangel dos Santos Sá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Cid Ivan da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Colineares
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4297
Resumo: Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) orientam um ensino de Língua Portuguesa que leve em consideração a variação inerente à língua, entendida como heterogênea por tais documentos norteadores, os livros didáticos devem promover uma reflexão acerca das variantes não contempladas pela gramática tradicional. Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de analisar, de forma qualitativa, o espaço concedido à variação nas estratégias de relativização, por meio da abordagem explícita do conteúdo ‘‘oração subordinada adjetiva’’, presente no 4º volume, direcionado ao 9º ano do ensino fundamental, da coleção ‘‘Tecendo Linguagens’’, organizada por Oliveira e Araújo (2018). Para tal, nos munimos dos estudos sociolinguísticos empreendidos acerca do fenômeno da relativização (TARALLO, 1983; CORRÊA, 1998; PINHEIRO; ARAÚJO, 2014; SOUZA; ARAÚJO, 2014; LUCCHESI, 2015; COAN; CARVALHO, 2016; SILVA, 2018; VIEIRA, 2020; etc.), que evidenciam a existência de pelo menos três distintas estratégias de relativização no português brasileiro. Os resultados indicam que, a despeito da vasta gama de estudos sobre a variação presente nas orações relativas e das orientações dos documentos norteadores mencionados, o conteúdo objeto de nosso estudo é abordado no livro didático através de um viés unicamente normativo e desconsidera a existência das variantes não-padrão.
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spelling A ABORDAGEM DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA UNICAMENTE NORMATIVA?THE APPROACH OF RELATIVE CLAUSES IN A PORTUGUESE LANGUAGE TEXTBOOK: A SOLELY NORMATIVE PERSPECTIVE?Estratégias de relativizaçãoVariação linguísticaLivro didático de língua portuguesaRelativization strategiesLinguistic variationTextbook of Portuguese languageConsiderando que os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) orientam um ensino de Língua Portuguesa que leve em consideração a variação inerente à língua, entendida como heterogênea por tais documentos norteadores, os livros didáticos devem promover uma reflexão acerca das variantes não contempladas pela gramática tradicional. Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de analisar, de forma qualitativa, o espaço concedido à variação nas estratégias de relativização, por meio da abordagem explícita do conteúdo ‘‘oração subordinada adjetiva’’, presente no 4º volume, direcionado ao 9º ano do ensino fundamental, da coleção ‘‘Tecendo Linguagens’’, organizada por Oliveira e Araújo (2018). Para tal, nos munimos dos estudos sociolinguísticos empreendidos acerca do fenômeno da relativização (TARALLO, 1983; CORRÊA, 1998; PINHEIRO; ARAÚJO, 2014; SOUZA; ARAÚJO, 2014; LUCCHESI, 2015; COAN; CARVALHO, 2016; SILVA, 2018; VIEIRA, 2020; etc.), que evidenciam a existência de pelo menos três distintas estratégias de relativização no português brasileiro. Os resultados indicam que, a despeito da vasta gama de estudos sobre a variação presente nas orações relativas e das orientações dos documentos norteadores mencionados, o conteúdo objeto de nosso estudo é abordado no livro didático através de um viés unicamente normativo e desconsidera a existência das variantes não-padrão.Considering that the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the National Curricular Common Base (BRAZIL, 2018) guide a Portuguese language teaching that considers the variation inherent in the language, understood as heterogeneous by such guiding documents, textbooks must promote a reflection about variants not included by traditional grammar. Thus, this article aims to analyze in a qualitative way how variation in relativization strategies is carried out, through the explicit approach of the content ''adjective subordinate clause'', present in the 4th volume, aimed at the 9th grade elementary school, from the ''Tecendo Linguagens'' collection, organized by Oliveira and Araújo (2018). To this end, we used sociolinguistic studies undertaken about the phenomenon of relativization (TARALLO, 1983; CORRÊA, 1998; PINHEIRO; ARAÚJO, 2014; SOUZA; ARAÚJO, 2014; LUCCHESI, 2015; COAN; CARVALHO, 2016; SILVA, 2018; VIEIRA, 2020; etc.), which show the existence of at least three different relativization strategies in Brazilian Portuguese. Results indicate that, despite the wide range of studies about the variation present in relative clauses and in the guidelines of the aforementioned guiding documents, the content object of our study is approached in the textbook through a solely normative bias and disregards the existence of non-standard variants.Edições UERN2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4297COLINEARES; v. 9 n. 1 (2022): Revista Colineares; 51-662357-8203reponame:Revista Colinearesinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/4297/3318Copyright (c) 2022 Francisco Rangel dos Santos Sá Lima, Cid Ivan da Costa Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francisco Rangel dos Santos SáCarvalho, Cid Ivan da Costa2023-07-31T16:18:09Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4297Revistahttp://periodicos.uern.br/index.php/colinearesPUBhttp://periodicos.uern.br/index.php/colineares/oai||rev.colineares@uern.br2357-82032357-8203opendoar:2024-05-17T13:37:40.328408Revista Colineares - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
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