QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fauston Negreiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mirlanne da Silva Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888
Resumo: Este trabalho apresenta relato de experiências de extensão universitária "Observatório de Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano", em uma escola pública na cidade de Parnaí­ba/PI. As ações foram pautadas por teóricos da área de Psicologia da Educação, Desenvolvimento Infantil e da Prática Pedagógica; abordando a produção de queixas escolares e o aprimoramento dos processos formativos mediados na instituição. O método foi pesquisa-ação, no qual foram levantadas as queixas escolares de turmas do ciclo alfabetizador; e a partir disso, desenvolvidas as ações. Em sí­ntese, foram promovidas a melhoria das relações entre os atores educacionais, a utilização dos ambientes escolares inativos, a otimização dos momentos de recreação da escola, minimizando, assim as queixas escolares.
id UERN-5_0ca500a662e18b10153a50cb791b6259
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/888
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária Extensão UniversitáriaQueixa escolarDesenvolvimento InfantilCiclo AlfabetizadorEste trabalho apresenta relato de experiências de extensão universitária "Observatório de Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano", em uma escola pública na cidade de Parnaí­ba/PI. As ações foram pautadas por teóricos da área de Psicologia da Educação, Desenvolvimento Infantil e da Prática Pedagógica; abordando a produção de queixas escolares e o aprimoramento dos processos formativos mediados na instituição. O método foi pesquisa-ação, no qual foram levantadas as queixas escolares de turmas do ciclo alfabetizador; e a partir disso, desenvolvidas as ações. Em sí­ntese, foram promovidas a melhoria das relações entre os atores educacionais, a utilização dos ambientes escolares inativos, a otimização dos momentos de recreação da escola, minimizando, assim as queixas escolares.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888/800Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFauston Negreiros Mirlanne da Silva Brito2020-10-29T12:55:59Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/888Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:59Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
title QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
spellingShingle QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
Fauston Negreiros
Extensão Universitária
Queixa escolar
Desenvolvimento Infantil
Ciclo Alfabetizador
title_short QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
title_full QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
title_fullStr QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
title_full_unstemmed QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
title_sort QUEIXAS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CICLO ALFABETIZADOR: uma experiência de extensão universitária
author Fauston Negreiros
author_facet Fauston Negreiros
Mirlanne da Silva Brito
author_role author
author2 Mirlanne da Silva Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fauston Negreiros
Mirlanne da Silva Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão Universitária
Queixa escolar
Desenvolvimento Infantil
Ciclo Alfabetizador
topic Extensão Universitária
Queixa escolar
Desenvolvimento Infantil
Ciclo Alfabetizador
description Este trabalho apresenta relato de experiências de extensão universitária "Observatório de Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano", em uma escola pública na cidade de Parnaí­ba/PI. As ações foram pautadas por teóricos da área de Psicologia da Educação, Desenvolvimento Infantil e da Prática Pedagógica; abordando a produção de queixas escolares e o aprimoramento dos processos formativos mediados na instituição. O método foi pesquisa-ação, no qual foram levantadas as queixas escolares de turmas do ciclo alfabetizador; e a partir disso, desenvolvidas as ações. Em sí­ntese, foram promovidas a melhoria das relações entre os atores educacionais, a utilização dos ambientes escolares inativos, a otimização dos momentos de recreação da escola, minimizando, assim as queixas escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/888/800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 6 (2016): Dossiê: Da relação com o saber
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124561264640