AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Vivian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Feistauer, Cláudia Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.
id UESB-1_3b07f808ddba9d943e274980f1c2a3e5
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5454
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAISLITERACY PRACTICES IN DOWN SYNDROME: THE IMPORTANCE OF TEXTUAL OF TEXTUAL GENRESGêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.Edições UESB2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/545410.22481/folio.v11i2.5454fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454/4614Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeira, VivianFeistauer, Cláudia Madalena2021-03-22T18:09:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5454Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:26Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
LITERACY PRACTICES IN DOWN SYNDROME: THE IMPORTANCE OF TEXTUAL OF TEXTUAL GENRES
title AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
spellingShingle AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Meira, Vivian
Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.
title_short AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
title_full AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
title_fullStr AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
title_sort AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
author Meira, Vivian
author_facet Meira, Vivian
Feistauer, Cláudia Madalena
author_role author
author2 Feistauer, Cláudia Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Vivian
Feistauer, Cláudia Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.
topic Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.
description Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454
10.22481/folio.v11i2.5454
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454
identifier_str_mv 10.22481/folio.v11i2.5454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454/4614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010421055488