AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454 |
Resumo: | Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down. |
id |
UESB-1_3b07f808ddba9d943e274980f1c2a3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5454 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAISLITERACY PRACTICES IN DOWN SYNDROME: THE IMPORTANCE OF TEXTUAL OF TEXTUAL GENRESGêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down.Edições UESB2020-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/545410.22481/folio.v11i2.5454fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454/4614Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeira, VivianFeistauer, Cláudia Madalena2021-03-22T18:09:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5454Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:26Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS LITERACY PRACTICES IN DOWN SYNDROME: THE IMPORTANCE OF TEXTUAL OF TEXTUAL GENRES |
title |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
spellingShingle |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS Meira, Vivian Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down. |
title_short |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
title_full |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
title_fullStr |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
title_full_unstemmed |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
title_sort |
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA SÍNDROME DE DOWN: A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS |
author |
Meira, Vivian |
author_facet |
Meira, Vivian Feistauer, Cláudia Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Feistauer, Cláudia Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Vivian Feistauer, Cláudia Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down. |
topic |
Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down. |
description |
Este texto apresenta uma pesquisa sobre a importância de utilização de gêneros textuais variados no processo de letramento de crianças com Síndrome de Down. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Vitória da Conquista – BA. Tomamos como base o aporte teórico da Psicolinguística e práticas de letramento com utilização de gêneros textuais, considerando os níveis de participação dos atores do contexto educacional e familiar. Além dos dados obtidos por meio do questionários, foram feitas observações de aulas e análise do material empregado no contexto escolar. Os resultados indicam que alunos com Síndrome de Down alcançam níveis satisfatórios de letramento quando na sala de aula são orientados por docentes que usam material diverso e tiveram contato precocemente com materiais escritos no núcleo familiar. PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais; letramento; psicolinguística; síndrome de down. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454 10.22481/folio.v11i2.5454 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v11i2.5454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5454/4614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 11 n. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309010421055488 |