The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Dias, Renata Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matos Leal Fernandes, Luana Aparecida, Moraes, Carla Roselma Athayde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6614
Resumo: To know the linguistic-discursive modalizers and understanding the semantic-discoursive effects they offer to the utterance are basic conditions for the appropriate use of the verbal language, especially in argumentative texts. Thus, we present in the article the result of a research that studied the effects of meaning originated in the use of linguistic-discursive modalizers, using these effects properly in the discursive process. Regarding the methodological aspects, opt for a qualitative work, with an exploratory character. The data were composed by analyzes of texts produced by 9th grade students. These data were tools for this work, which was developed through reading and writing workshops. When the actions proposed in this study were completed, through reading and writing activities, we noticed the students started to understand and use the linguistic-discursive modalizers and their meaning effects, especially in argumentative text.
id UESB-1_529b7dcbf193534c14ce3dc7e9e71890
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6614
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULAThe USE OF LINGUISTIC-DISCURSIVE MODALIZERS IN THE PRODUCTION OF ARGUMENTATIVE TEXT: A PROPOSED INTERVENTION / INTERFERENCE IN THE CLASSROOMPALAVRAS-CHAVE: Argumentatividade; Letramento; Modalizadores.KEYWORDS: Argumentativity; Literature; Modalizers.To know the linguistic-discursive modalizers and understanding the semantic-discoursive effects they offer to the utterance are basic conditions for the appropriate use of the verbal language, especially in argumentative texts. Thus, we present in the article the result of a research that studied the effects of meaning originated in the use of linguistic-discursive modalizers, using these effects properly in the discursive process. Regarding the methodological aspects, opt for a qualitative work, with an exploratory character. The data were composed by analyzes of texts produced by 9th grade students. These data were tools for this work, which was developed through reading and writing workshops. When the actions proposed in this study were completed, through reading and writing activities, we noticed the students started to understand and use the linguistic-discursive modalizers and their meaning effects, especially in argumentative text.Conhecer os modalizadores linguístico-discursivos e compreender os efeitos semântico-discursivos que eles oferecem ao enunciado são condições básicas para o uso adequado da linguagem verbal, principalmente, em textos argumentativos. Dessa forma, apresentamos neste trabalho o resultado de uma pesquisa que estudou os efeitos de sentido provenientes dos usos de modalizadores, utilizando-os, adequadamente, no processo discursivo. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se por um trabalho de cunho qualitativo, com um caráter exploratório. Os dados foram compostos de análises de textos produzidos por alunos do 9º ano de escolaridade. Esses dados serviram de instrumentos para a pesquisa que se desenvolveu por meio de oficinas de leitura e escrita. Ao concluirmos as ações propostas, por meio do trabalho de leitura e escrita, percebemos que os alunos pesquisados compreenderam e passaram a utilizar os elementos modalizadores linguístico-discursivos e seus efeitos de sentido, sobretudo no texto argumentativo.Edições UESB2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/661410.22481/folio.v12i1.6614fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6614/4910Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Dias, Renata SoaresMatos Leal Fernandes, Luana AparecidaMoraes, Carla Roselma Athayde2021-03-22T18:09:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6614Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:42Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
The USE OF LINGUISTIC-DISCURSIVE MODALIZERS IN THE PRODUCTION OF ARGUMENTATIVE TEXT: A PROPOSED INTERVENTION / INTERFERENCE IN THE CLASSROOM
title The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
spellingShingle The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
Souza Dias, Renata Soares
PALAVRAS-CHAVE: Argumentatividade; Letramento; Modalizadores.
KEYWORDS: Argumentativity; Literature; Modalizers.
title_short The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
title_full The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
title_fullStr The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
title_sort The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA
author Souza Dias, Renata Soares
author_facet Souza Dias, Renata Soares
Matos Leal Fernandes, Luana Aparecida
Moraes, Carla Roselma Athayde
author_role author
author2 Matos Leal Fernandes, Luana Aparecida
Moraes, Carla Roselma Athayde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Dias, Renata Soares
Matos Leal Fernandes, Luana Aparecida
Moraes, Carla Roselma Athayde
dc.subject.por.fl_str_mv PALAVRAS-CHAVE: Argumentatividade; Letramento; Modalizadores.
KEYWORDS: Argumentativity; Literature; Modalizers.
topic PALAVRAS-CHAVE: Argumentatividade; Letramento; Modalizadores.
KEYWORDS: Argumentativity; Literature; Modalizers.
description To know the linguistic-discursive modalizers and understanding the semantic-discoursive effects they offer to the utterance are basic conditions for the appropriate use of the verbal language, especially in argumentative texts. Thus, we present in the article the result of a research that studied the effects of meaning originated in the use of linguistic-discursive modalizers, using these effects properly in the discursive process. Regarding the methodological aspects, opt for a qualitative work, with an exploratory character. The data were composed by analyzes of texts produced by 9th grade students. These data were tools for this work, which was developed through reading and writing workshops. When the actions proposed in this study were completed, through reading and writing activities, we noticed the students started to understand and use the linguistic-discursive modalizers and their meaning effects, especially in argumentative text.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6614
10.22481/folio.v12i1.6614
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6614
identifier_str_mv 10.22481/folio.v12i1.6614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6614/4910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010832097280