GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284 |
Resumo: | Os gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros. Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos. |
id |
UESB-1_a726587613744f748ee4107467e71639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3284 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULAOs gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros. Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos. Edições UESB2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 1 (2014): LITERATURA E SOCIEDADE / LINGUAGEM E SOCIEDADE2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Beatriz dos Santos ClementeGomes, Maria Carmen Aires2021-03-22T18:03:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3284Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:03:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
title |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA Machado, Beatriz dos Santos Clemente |
title_short |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_full |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_sort |
GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
author |
Machado, Beatriz dos Santos Clemente |
author_facet |
Machado, Beatriz dos Santos Clemente Gomes, Maria Carmen Aires |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Carmen Aires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Beatriz dos Santos Clemente Gomes, Maria Carmen Aires |
description |
Os gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros. Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 1 (2014): LITERATURA E SOCIEDADE / LINGUAGEM E SOCIEDADE 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309009564368896 |