GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Maria Carmen Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284
Resumo: Os gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros.  Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos.  
id UESB-1_a726587613744f748ee4107467e71639
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3284
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULAOs gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros.  Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos.        Edições UESB2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 1 (2014): LITERATURA E SOCIEDADE / LINGUAGEM E SOCIEDADE2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Beatriz dos Santos ClementeGomes, Maria Carmen Aires2021-03-22T18:03:54Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3284Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:03:54Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
title GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
spellingShingle GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Machado, Beatriz dos Santos Clemente
title_short GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
title_fullStr GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
title_sort GÊNEROS DISCURSIVOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
author Machado, Beatriz dos Santos Clemente
author_facet Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Gomes, Maria Carmen Aires
author_role author
author2 Gomes, Maria Carmen Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Beatriz dos Santos Clemente
Gomes, Maria Carmen Aires
description Os gêneros discursivos são formas de agir e interagir discursivamente e são inerentes à comunicação humana. Neste artigo, nos propomos, a partir de um percurso teórico, discutir sobre o conceito de gênero discursivo com base nas reflexões de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003, 2005), considerando sua aplicabilidade no ensino como condição para assegurar à construção de conhecimentos fundamentais para as práticas sociais de linguagem. Para isso, refletimos sobre o gênero discursivo como atividade sociocomunicativa de interação social, produzido para as necessidades de comunicação, constituído de componentes sociais, históricos, culturais e cognitivos. Além disso, analisamos a sequência didática na perspectiva de Dolz e Schneuwly (2004) como possibilidade de auxiliar o ensino através dos gêneros.  Entendemos ser essencial, por essa razão, que as aulas de língua portuguesa centrem-se, nos diferentes níveis de ensino, nas dinâmicas sociais de interação por meio dos gêneros discursivos.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3284/2741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 1 (2014): LITERATURA E SOCIEDADE / LINGUAGEM E SOCIEDADE
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309009564368896