Reflexões fenomenológicas sobre a dimensão pessoal na experiência docente e sua importância na formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/486 |
Resumo: | Neste artigo, propomos discutir aspectos da dimensão pessoal na experiência docente, compreendendo a prática docente como acontecimento num campo fenomenal, no qual a percepção que o professor desenvolve sobre esse espaço de atuação contribui para a conformação de subjetividades importantes para a significação de sua prática ou ação docente. Apontamos a subjetividade do professor como um tipo de saber docente útil ao desenvolvimento profissional e pessoal. Defendemos a idéia de que as explicações subjetivas que o professor elabora sobre sua prática docente orientam sua ação na prática, e essas explicações, uma vez devidamente objetivadas, podem ser um rico material auxiliar para a formação de professores, numa perspectiva reflexiva. |
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