Políticas públicas de formação de professores da educação básica a distância: o contexto do pró-licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Carvalho, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pimenta, Sônia de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/636
Resumo: A educação a distância é implementada no ensino superior como uma modalidade que surge para propiciar a formação de professores em exercício, assim como a formação de novos professores para Educação Básica, configurando-se como uma política pública de expansão de vagas nas instituições públicas. A fundamentação que alicerçou a política pública de educação a distância foi a avaliação realizada pelo Sistema de Avaliação Básica que apontou a deficiência de qualidade da escolarização, servindo de base para uma série de ações do Governo Federal. Na busca pela melhoria da Educação Básica, foi realizado o Programa Pró-Licenciatura, para a criação de cursos de Graduação (Licenciaturas) na modalidade a distância para formação e qualificação do professor que atua em sala de aula na rede pública. O objetivo é analisar e contextualizar as questões político-ideológicas que desenharam as ações de Estado na implementação do Projeto Pró-Licenciatura. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida com base na análise do material documental que precedeu e fundamentou a concepção político pedagógica do Pró-Licenciatura, observando a contextualização da conjuntura local/global e os processo de implementação desenvolvidos pelas Universidades Públicas participantes.
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