Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Octavio Ferreira de Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3612
Resumo: O pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema. Durante a enchente e a cheia, os canais principais e secundários dos rios conectam-se com os lagos, permitindo a mistura de suas águas e o intercâmbio de material biótico e abiótico, quando as águas baixam esses lagos por muitas vezes perdem a conexão tornando-se isolados. A ictiofauna encontrada na bacia Amazônica é a mais diversificada de ambiente de água doce, com estimativas em cerca de 1800 espécies, numero este longe de ser estabilizado, visto que constantemente novos ambientes vão sendo inventariados permitindo o descobrimento de novas espécies. Nosso estudo ocorrerá em 6 lagos de várzea localizados no rio Solimões entre os municípios de Iranduba e Coari, durante as quatro fases do ciclo hidrológico, enchente, cheia, vazante e seca. As pescarias ocorrerão em dois habitats: região de água aberta e com plantas aquáticas. O apetrecho de pesca utilizado será malhadeiras de diferentes tamanhos de malha com esforço amostral de aproximadamente 12 horas em cada lago. As espécies coletadas serão identificadas em campo, com auxilio de chaves e livros ictiológicos de referencia. Todos os dados serão analisados e apresentados quanto aos índices ecológicas de referencia e outras análises estatísticas necessárias para a melhor interpretação dos resultados quanto a ictiofauna nas áreas de várzea.
id UFAM-1_2c362dc008d70d49d9d7741a8052b482
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3612
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzeaIctiofaunaDiversidadeVárzeaCIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCAO pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema. Durante a enchente e a cheia, os canais principais e secundários dos rios conectam-se com os lagos, permitindo a mistura de suas águas e o intercâmbio de material biótico e abiótico, quando as águas baixam esses lagos por muitas vezes perdem a conexão tornando-se isolados. A ictiofauna encontrada na bacia Amazônica é a mais diversificada de ambiente de água doce, com estimativas em cerca de 1800 espécies, numero este longe de ser estabilizado, visto que constantemente novos ambientes vão sendo inventariados permitindo o descobrimento de novas espécies. Nosso estudo ocorrerá em 6 lagos de várzea localizados no rio Solimões entre os municípios de Iranduba e Coari, durante as quatro fases do ciclo hidrológico, enchente, cheia, vazante e seca. As pescarias ocorrerão em dois habitats: região de água aberta e com plantas aquáticas. O apetrecho de pesca utilizado será malhadeiras de diferentes tamanhos de malha com esforço amostral de aproximadamente 12 horas em cada lago. As espécies coletadas serão identificadas em campo, com auxilio de chaves e livros ictiológicos de referencia. Todos os dados serão analisados e apresentados quanto aos índices ecológicas de referencia e outras análises estatísticas necessárias para a melhor interpretação dos resultados quanto a ictiofauna nas áreas de várzea.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências PesqueirasFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMFlávia Kelly Siqueira de SouzaIvanildo Lima Alves dos SantosFrancisca Cavalcante da SilvaOctavio Ferreira de Matos2016-09-23T15:38:40Z2016-09-23T15:38:40Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3612application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-19T23:54:51Zoai:localhost:prefix/3612Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-19T23:54:51Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
title Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
spellingShingle Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
Octavio Ferreira de Matos
Ictiofauna
Diversidade
Várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
title_short Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
title_full Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
title_fullStr Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
title_full_unstemmed Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
title_sort Composição, estrutura e diversidade das assembleias de peixes em lagos de várzea
author Octavio Ferreira de Matos
author_facet Octavio Ferreira de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flávia Kelly Siqueira de Souza
Ivanildo Lima Alves dos Santos
Francisca Cavalcante da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Octavio Ferreira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Ictiofauna
Diversidade
Várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
topic Ictiofauna
Diversidade
Várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
description O pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema. Durante a enchente e a cheia, os canais principais e secundários dos rios conectam-se com os lagos, permitindo a mistura de suas águas e o intercâmbio de material biótico e abiótico, quando as águas baixam esses lagos por muitas vezes perdem a conexão tornando-se isolados. A ictiofauna encontrada na bacia Amazônica é a mais diversificada de ambiente de água doce, com estimativas em cerca de 1800 espécies, numero este longe de ser estabilizado, visto que constantemente novos ambientes vão sendo inventariados permitindo o descobrimento de novas espécies. Nosso estudo ocorrerá em 6 lagos de várzea localizados no rio Solimões entre os municípios de Iranduba e Coari, durante as quatro fases do ciclo hidrológico, enchente, cheia, vazante e seca. As pescarias ocorrerão em dois habitats: região de água aberta e com plantas aquáticas. O apetrecho de pesca utilizado será malhadeiras de diferentes tamanhos de malha com esforço amostral de aproximadamente 12 horas em cada lago. As espécies coletadas serão identificadas em campo, com auxilio de chaves e livros ictiológicos de referencia. Todos os dados serão analisados e apresentados quanto aos índices ecológicas de referencia e outras análises estatísticas necessárias para a melhor interpretação dos resultados quanto a ictiofauna nas áreas de várzea.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:38:40Z
2016-09-23T15:38:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3612
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049162760192