Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea

Bibliographic Details
Main Author: Fernanda Pinheiro da Cunha
Publication Date: 2014
Format: Report
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFAM
Download full: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3583
Summary: Uma questão importante em estudos ecológicos é o entendimento a cerca de como as condições ambientais e os processos bióticos podem determinar a abundância e a distribuição das espécies. A importância dos fatores físicos e biológicos na definição de padrões de distribuição de peixes em ambientes lênticos são considerados por alguns autores como a distribuição espacial de peixes que depende fundamentalmente de seus requerimentos fisiológicos e comportamentais aliados a disponibilidade de habitats. Os peixes piscívoros são os predadores de topo em ecossistemas de água doce, que exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e qualidade da água. Essas espécies são conhecidas pela importância na manutenção da saúde das comunidades naturais através da remoção de indivíduos debilitado e menos ágeis e, portanto, mais vulneráveis. No entanto o excesso de predadores no habitat pode reduzir taxa de crescimento e o sucesso reprodutivo das presas, assim sendo estudos comprovam que a medida que as preferências declinam os peixes incluem as menos preferenciais. O pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema, neste sentido nossa proposta é avaliar a importância das espécies de peixes predadoras, e como elas se organizam nas áreas de várzea, em face da mudança sazonal evidente na região.
id UFAM-1_6bd4bd94e4c7ae9693146aed86d5d49e
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3583
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzeaPredadoresDiversidadeLagos de várzeaCIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCAUma questão importante em estudos ecológicos é o entendimento a cerca de como as condições ambientais e os processos bióticos podem determinar a abundância e a distribuição das espécies. A importância dos fatores físicos e biológicos na definição de padrões de distribuição de peixes em ambientes lênticos são considerados por alguns autores como a distribuição espacial de peixes que depende fundamentalmente de seus requerimentos fisiológicos e comportamentais aliados a disponibilidade de habitats. Os peixes piscívoros são os predadores de topo em ecossistemas de água doce, que exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e qualidade da água. Essas espécies são conhecidas pela importância na manutenção da saúde das comunidades naturais através da remoção de indivíduos debilitado e menos ágeis e, portanto, mais vulneráveis. No entanto o excesso de predadores no habitat pode reduzir taxa de crescimento e o sucesso reprodutivo das presas, assim sendo estudos comprovam que a medida que as preferências declinam os peixes incluem as menos preferenciais. O pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema, neste sentido nossa proposta é avaliar a importância das espécies de peixes predadoras, e como elas se organizam nas áreas de várzea, em face da mudança sazonal evidente na região.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências PesqueirasFaculdade de Ciências AgráriasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMFlávia Kelly Siqueira de SouzaFrancisca Cavalcante da SilvaIvanildo Lima Alves dos SantosFernanda Pinheiro da Cunha2016-09-23T15:38:34Z2016-09-23T15:38:34Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3583application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-20T00:04:08Zoai:localhost:prefix/3583Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T00:04:08Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
title Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
spellingShingle Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
Fernanda Pinheiro da Cunha
Predadores
Diversidade
Lagos de várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
title_short Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
title_full Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
title_fullStr Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
title_full_unstemmed Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
title_sort Efeito sazonal de peixes predadores em lagos de várzea
author Fernanda Pinheiro da Cunha
author_facet Fernanda Pinheiro da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flávia Kelly Siqueira de Souza
Francisca Cavalcante da Silva
Ivanildo Lima Alves dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Pinheiro da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Predadores
Diversidade
Lagos de várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
topic Predadores
Diversidade
Lagos de várzea
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENGENHARIA DE PESCA
description Uma questão importante em estudos ecológicos é o entendimento a cerca de como as condições ambientais e os processos bióticos podem determinar a abundância e a distribuição das espécies. A importância dos fatores físicos e biológicos na definição de padrões de distribuição de peixes em ambientes lênticos são considerados por alguns autores como a distribuição espacial de peixes que depende fundamentalmente de seus requerimentos fisiológicos e comportamentais aliados a disponibilidade de habitats. Os peixes piscívoros são os predadores de topo em ecossistemas de água doce, que exercem impacto direto ou indireto sobre a biota e qualidade da água. Essas espécies são conhecidas pela importância na manutenção da saúde das comunidades naturais através da remoção de indivíduos debilitado e menos ágeis e, portanto, mais vulneráveis. No entanto o excesso de predadores no habitat pode reduzir taxa de crescimento e o sucesso reprodutivo das presas, assim sendo estudos comprovam que a medida que as preferências declinam os peixes incluem as menos preferenciais. O pulso de inundação das áreas inundáveis amazônicas é a principal força natural responsável pela produtividade e pelas interações da biota neste sistema, neste sentido nossa proposta é avaliar a importância das espécies de peixes predadoras, e como elas se organizam nas áreas de várzea, em face da mudança sazonal evidente na região.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:38:34Z
2016-09-23T15:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3583
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049125011456