Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Filho, Edson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4788158222943151
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789
Resumo: Este trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos.
id UFAM_107816a1a76cf3964334c32dc346c172
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4789
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveisHomotetiaSemelhança de triângulosEnsino aprendizagem - MatemáticaTransformações GeométricasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos.This work was motivated by our concern as a teacher-educator, for the dif fi culties faced by students from the ninth grade of elementary school in understanding the concept of similar triangles, as well as their application in problem situations encountered in daily life. As theoretical background, we turn to the history of geometry, the theorists who have studied the difficulties in the process of teaching and learning of mathematics, the pedagogical guidelines of the National Curriculum Parameters and a study of Geometric Transformations that preserve distances (isometries) and those without preserve the distances, but preserve angles (homotheties). The methodology used was action research, which is born of the need for rapprochement between theory and practice and is characterized by intervention in the process. This research was conducted in two groups of a state school, which has revealed some factors that affect the construction of the concept of similarity of triangles. To validate our hypotheses, we have developed two different models deliver the same content: One of them introducing the concept of Dilation and the other only the similarity of triangles, along with team and individual activities. One hypothesis is associated with teaching practice, which depends on the scienti fi c knowledge, knowledge of teachers and teaching resources used. As didactic intervention, we suggest some activities with concrete, manipulative materials that contribute to the construction of the concept of similarity of triangles.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Soares Filho, Edsonhttp://lattes.cnpq.br/47881582229431512016-01-20T18:25:21Z2014-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:16:15Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:16:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
title Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
spellingShingle Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
Soares Filho, Edson
Homotetia
Semelhança de triângulos
Ensino aprendizagem - Matemática
Transformações Geométricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
title_full Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
title_fullStr Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
title_full_unstemmed Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
title_sort Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
author Soares Filho, Edson
author_facet Soares Filho, Edson
http://lattes.cnpq.br/4788158222943151
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4788158222943151
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
Amorim Neto, Alcides de Castro
http://lattes.cnpq.br/2095519556544958
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Filho, Edson
http://lattes.cnpq.br/4788158222943151
dc.subject.por.fl_str_mv Homotetia
Semelhança de triângulos
Ensino aprendizagem - Matemática
Transformações Geométricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Homotetia
Semelhança de triângulos
Ensino aprendizagem - Matemática
Transformações Geométricas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-20
2016-01-20T18:25:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789
identifier_str_mv SOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040378846642176