Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789 |
Resumo: | Este trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos. |
id |
UFAM_107816a1a76cf3964334c32dc346c172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4789 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveisHomotetiaSemelhança de triângulosEnsino aprendizagem - MatemáticaTransformações GeométricasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos.This work was motivated by our concern as a teacher-educator, for the dif fi culties faced by students from the ninth grade of elementary school in understanding the concept of similar triangles, as well as their application in problem situations encountered in daily life. As theoretical background, we turn to the history of geometry, the theorists who have studied the difficulties in the process of teaching and learning of mathematics, the pedagogical guidelines of the National Curriculum Parameters and a study of Geometric Transformations that preserve distances (isometries) and those without preserve the distances, but preserve angles (homotheties). The methodology used was action research, which is born of the need for rapprochement between theory and practice and is characterized by intervention in the process. This research was conducted in two groups of a state school, which has revealed some factors that affect the construction of the concept of similarity of triangles. To validate our hypotheses, we have developed two different models deliver the same content: One of them introducing the concept of Dilation and the other only the similarity of triangles, along with team and individual activities. One hypothesis is associated with teaching practice, which depends on the scienti fi c knowledge, knowledge of teachers and teaching resources used. As didactic intervention, we suggest some activities with concrete, manipulative materials that contribute to the construction of the concept of similarity of triangles.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Soares Filho, Edsonhttp://lattes.cnpq.br/47881582229431512016-01-20T18:25:21Z2014-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:16:15Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:16:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
title |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
spellingShingle |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis Soares Filho, Edson Homotetia Semelhança de triângulos Ensino aprendizagem - Matemática Transformações Geométricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
title_full |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
title_fullStr |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
title_full_unstemmed |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
title_sort |
Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis |
author |
Soares Filho, Edson |
author_facet |
Soares Filho, Edson http://lattes.cnpq.br/4788158222943151 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4788158222943151 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Filho, Edson http://lattes.cnpq.br/4788158222943151 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homotetia Semelhança de triângulos Ensino aprendizagem - Matemática Transformações Geométricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Homotetia Semelhança de triângulos Ensino aprendizagem - Matemática Transformações Geométricas CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho foi motivado pela nossa inquietação como professor-educador, quanto às dificuldades enfrentadas pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na compreensão do conceito de semelhança de triângulos, bem como à sua aplicação em situações-problema encontradas no cotidiano. Como fundamentação teórica, recorremos à História da Geometria, aos teóricos que estudaram as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática, as orientações pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e um estudo das Transformações Geométricas, que preservam as distâncias (isometrias) e as que não preservam as distâncias, mas preservam os ângulos (homotetias). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que nasce da necessidade de aproximação entre a teoria e a prática e se caracteriza pela intervenção no decorrer do processo. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de uma Escola Estadual, que nos revelou alguns fatores que interferem na construção do conceito de semelhança de triângulos. Para validar nossas hipóteses, desenvolvemos dois modelos diferentes de ministrar o mesmo conteúdo: Um deles introduzindo o conceito de Homotetia e o outro apenas o de semelhança de triângulos, acompanhado de atividades em equipe e individual. Uma das hipóteses está associada à prática docente, que depende dos saberes científicos, dos saberes docentes e dos recursos didáticos utilizados. Como intervenção didática, sugerimos algumas atividades com materiais concretos e manipuláveis que contribuem para a construção do conceito de semelhança de triângulos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-20 2016-01-20T18:25:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789 |
identifier_str_mv |
SOARES FILHO, Edson. Hometetia e semelhança de triângulos: uma proposta de ensino utilizando materiais concretos e manipuláveis. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1797040378846642176 |