As práticas de letramento no contexto da EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, José Amarino Maciel de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2027195678652741
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4205
Resumo: Este estudo analisa e discute as práticas de leitura e escrita vivenciadas por sujeitos inseridos num contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas relações com o conhecimento sistematizado pela escola, com a cultura letrada, o meio social e o mundo do trabalho, sob a perspectiva do letramento. Na pesquisa, identificamos como os sujeitos se apropriam das práticas sociais letradas com vistas a sua inclusão social, sua inserção no mundo do trabalho e seu acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. Para o embasamento teórico sobre os temas em destaque, nós nos apoiamos nas concepções de Soares (1998), Kleiman (1995), Freire (1992, 1997, 2000, 2001 e 2002) Marcuschi (2004), Vieira (1990), Tfouni (1990) e Smith (2005) quanto ao letramento, e nos estudos feitos por Barton (1994), Gadotti (1995), Haddad (2002), Soares (2004), Ribeiro (2007), Miranda (2003) e Paiva (1995), sobre a EJA, considerada, neste estudo, como um universo de diversidade e de possibilidades, restringindo-se o lócus da pesquisa empírica a uma pequena parte deste. Sob uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, esta pesquisa teve como instrumentos de coleta a entrevista, o questionário e a observação participante. Quanto à metodologia empregada para a interpretação dos dados, nós seguimos as recomendações feitas por Bogdan (1994) e Lefèvre (2000). Enfim, esta pesquisa nos revelou que há múltiplos letramentos e que suas práticas ou eventos vão depender mais do contexto social exterior à escola do que ao tipo de letramento que ocorre dentro dela – o letramento escolar – que se constitui em apenas um dos tantos abordados neste estudo.
id UFAM_eac62d620730daa823dca2b4ce2d2cf1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4205
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling As práticas de letramento no contexto da EJA.Educação de Jovens e AdultosLetramentoPráticas sociais de leitura e escritaCultura letradaEducación de Jóvenes y AdultosLetramientoPrácticas sociales de lectura y escritaAlfabetismoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste estudo analisa e discute as práticas de leitura e escrita vivenciadas por sujeitos inseridos num contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas relações com o conhecimento sistematizado pela escola, com a cultura letrada, o meio social e o mundo do trabalho, sob a perspectiva do letramento. Na pesquisa, identificamos como os sujeitos se apropriam das práticas sociais letradas com vistas a sua inclusão social, sua inserção no mundo do trabalho e seu acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. Para o embasamento teórico sobre os temas em destaque, nós nos apoiamos nas concepções de Soares (1998), Kleiman (1995), Freire (1992, 1997, 2000, 2001 e 2002) Marcuschi (2004), Vieira (1990), Tfouni (1990) e Smith (2005) quanto ao letramento, e nos estudos feitos por Barton (1994), Gadotti (1995), Haddad (2002), Soares (2004), Ribeiro (2007), Miranda (2003) e Paiva (1995), sobre a EJA, considerada, neste estudo, como um universo de diversidade e de possibilidades, restringindo-se o lócus da pesquisa empírica a uma pequena parte deste. Sob uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, esta pesquisa teve como instrumentos de coleta a entrevista, o questionário e a observação participante. Quanto à metodologia empregada para a interpretação dos dados, nós seguimos as recomendações feitas por Bogdan (1994) e Lefèvre (2000). Enfim, esta pesquisa nos revelou que há múltiplos letramentos e que suas práticas ou eventos vão depender mais do contexto social exterior à escola do que ao tipo de letramento que ocorre dentro dela – o letramento escolar – que se constitui em apenas um dos tantos abordados neste estudo.Este estudio analiza y discute las prácticas de lectura y escrita vivenciadas por sujetos inseridos en un contexto de EJA (Educación de Jóvenes y Adultos) y sus relaciones con el conocimiento sistematizado por la escuela, con la cultura letrada, el mundo del trabajo y el medio social, bajo la perspectiva del letramiento como práctica social de estas modalidades da lengua escrita. En la investigación, identificamos como los sujetos se apropian de las prácticas sociales letradas con vistas a su inclusión social, su inserción en el mundo del trabajo y su acceso a los bienes culturales y recursos tecnológicos. Para el basamento teórico sobre los temas en destaque, nosotros nos apoyamos en las concepciones de Soares (1998), Kleiman (1995), Freire (1992, 1997, 2000, 2001 y 2002) Marcuschi (2004), Vieira (1990), Tfouni (1990) y Smith (2005) en cuanto al letramiento, y en los estudios hechos por Barton (1994), Gadotti (1995), Haddad (2002), Soares (2004), Ribeiro (2205), Miranda (2003) y Paiva (1995), sobre la EJA, considerada, en este estudio, como un universo de diversidad y de posibilidades, restringiéndose el lócus de la investigación empírica a una pequeña parte de éste. Bajo un abordaje cualitativo, de cuño exploratorio y descriptivo, esta investigación tuvo como instrumentos para colectar datos la entrevista, el cuestionario y la observación participante. A respeto de la metodología empleada para la interpretación de los datos, nosotros seguimos las recomendaciones hechas por Bogdan (1994) y Lefèvre (2000). Finalmente, este trabajo nos reveló que hay múltiplos letramientos y que sus prácticas o eventos van a depender más del contexto social exterior a la escuela que al tipo de letramiento que ocurre dentro de ella – el letramiento escolar – que se constituye en sólo uno de los tantos abordados en este estudio.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Brito, José Amarino Maciel dehttp://lattes.cnpq.br/20271956786527412015-06-29T21:34:34Z2011-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, José Amarino Maciel de. As práticas de letramento no contexto da EJA. 2011. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-08-05T05:04:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-08-05T05:04:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de letramento no contexto da EJA.
title As práticas de letramento no contexto da EJA.
spellingShingle As práticas de letramento no contexto da EJA.
Brito, José Amarino Maciel de
Educação de Jovens e Adultos
Letramento
Práticas sociais de leitura e escrita
Cultura letrada
Educación de Jóvenes y Adultos
Letramiento
Prácticas sociales de lectura y escrita
Alfabetismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short As práticas de letramento no contexto da EJA.
title_full As práticas de letramento no contexto da EJA.
title_fullStr As práticas de letramento no contexto da EJA.
title_full_unstemmed As práticas de letramento no contexto da EJA.
title_sort As práticas de letramento no contexto da EJA.
author Brito, José Amarino Maciel de
author_facet Brito, José Amarino Maciel de
http://lattes.cnpq.br/2027195678652741
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2027195678652741
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, José Amarino Maciel de
http://lattes.cnpq.br/2027195678652741
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Letramento
Práticas sociais de leitura e escrita
Cultura letrada
Educación de Jóvenes y Adultos
Letramiento
Prácticas sociales de lectura y escrita
Alfabetismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação de Jovens e Adultos
Letramento
Práticas sociais de leitura e escrita
Cultura letrada
Educación de Jóvenes y Adultos
Letramiento
Prácticas sociales de lectura y escrita
Alfabetismo
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este estudo analisa e discute as práticas de leitura e escrita vivenciadas por sujeitos inseridos num contexto da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas relações com o conhecimento sistematizado pela escola, com a cultura letrada, o meio social e o mundo do trabalho, sob a perspectiva do letramento. Na pesquisa, identificamos como os sujeitos se apropriam das práticas sociais letradas com vistas a sua inclusão social, sua inserção no mundo do trabalho e seu acesso aos bens culturais e recursos tecnológicos. Para o embasamento teórico sobre os temas em destaque, nós nos apoiamos nas concepções de Soares (1998), Kleiman (1995), Freire (1992, 1997, 2000, 2001 e 2002) Marcuschi (2004), Vieira (1990), Tfouni (1990) e Smith (2005) quanto ao letramento, e nos estudos feitos por Barton (1994), Gadotti (1995), Haddad (2002), Soares (2004), Ribeiro (2007), Miranda (2003) e Paiva (1995), sobre a EJA, considerada, neste estudo, como um universo de diversidade e de possibilidades, restringindo-se o lócus da pesquisa empírica a uma pequena parte deste. Sob uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, esta pesquisa teve como instrumentos de coleta a entrevista, o questionário e a observação participante. Quanto à metodologia empregada para a interpretação dos dados, nós seguimos as recomendações feitas por Bogdan (1994) e Lefèvre (2000). Enfim, esta pesquisa nos revelou que há múltiplos letramentos e que suas práticas ou eventos vão depender mais do contexto social exterior à escola do que ao tipo de letramento que ocorre dentro dela – o letramento escolar – que se constitui em apenas um dos tantos abordados neste estudo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-12
2015-06-29T21:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, José Amarino Maciel de. As práticas de letramento no contexto da EJA. 2011. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4205
identifier_str_mv BRITO, José Amarino Maciel de. As práticas de letramento no contexto da EJA. 2011. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040375317135360