ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855 |
Resumo: | O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa. |
id |
UFBA-10_f714ce00a8893468cac997656b31baa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13855 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONALvalor/fatopúblicoestatalpopularclasses sociais O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa. Universidade Federal da Bahia2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresmaterialismo histórico-dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1385510.9771/gmed.v7i2.13855Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 290-3032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855/10499Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Iael de2017-10-19T15:52:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13855Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
title |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
spellingShingle |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL Souza, Iael de valor/fato público estatal popular classes sociais |
title_short |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
title_full |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
title_fullStr |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
title_sort |
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL |
author |
Souza, Iael de |
author_facet |
Souza, Iael de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Iael de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valor/fato público estatal popular classes sociais |
topic |
valor/fato público estatal popular classes sociais |
description |
O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares materialismo histórico-dialético |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855 10.9771/gmed.v7i2.13855 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i2.13855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855/10499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 290-303 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1754639323474427904 |