ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iael de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855
Resumo: O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa.
id UFBA-10_f714ce00a8893468cac997656b31baa5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13855
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONALvalor/fatopúblicoestatalpopularclasses sociais O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa. Universidade Federal da Bahia2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresmaterialismo histórico-dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1385510.9771/gmed.v7i2.13855Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 290-3032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855/10499Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Iael de2017-10-19T15:52:49Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13855Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:49Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
title ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
spellingShingle ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
Souza, Iael de
valor/fato
público
estatal
popular
classes sociais
title_short ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
title_full ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
title_fullStr ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
title_full_unstemmed ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
title_sort ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL
author Souza, Iael de
author_facet Souza, Iael de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iael de
dc.subject.por.fl_str_mv valor/fato
público
estatal
popular
classes sociais
topic valor/fato
público
estatal
popular
classes sociais
description O presente artigo demonstra o significado da política como valor e como fato, expondo que na sociabilidade capitalista vivemos sob a égide da política feita e vivida como fato. Por isso mesmo, não é possível tomar o público como sinônimo de estatal, algo impensável para o pensamento marxiano. É por isso que a única saída para a mudança do estado atual das coisas é a revolução “com alma social”, a “dominação política do proletariado”, a revolução em permanência superando a república democrática, as classes e os limites da democracia jurídico-política-burocrática burguesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
materialismo histórico-dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855
10.9771/gmed.v7i2.13855
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i2.13855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13855/10499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 2 (2015): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; 290-303
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1754639323474427904