Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Célia Araújo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coelho, Fernando de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653
Resumo: Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social.  O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. 
id UFBA-11_f6b29e0f3c8eac985fd330b17aefa5f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24653
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básicaaposentadoriaprofessorescola públicaEste filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social.  O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. Universidade Federal da Bahia2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653/15952Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Célia Araújo deCoelho, Fernando de Souza2018-05-20T11:13:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24653Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-20T11:13Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
title Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
spellingShingle Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
Carvalho, Célia Araújo de
aposentadoria
professor
escola pública
title_short Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
title_full Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
title_fullStr Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
title_full_unstemmed Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
title_sort Mais, ou menos, um Dia! O Descompasso entre a Intenção e o Arranjo Institucional na Escola Pública de Educação Básica
author Carvalho, Célia Araújo de
author_facet Carvalho, Célia Araújo de
Coelho, Fernando de Souza
author_role author
author2 Coelho, Fernando de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Célia Araújo de
Coelho, Fernando de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv aposentadoria
professor
escola pública
topic aposentadoria
professor
escola pública
description Este filme é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que considera – desde 2011 – a contribuição audiovisual como uma das modalidades de TCC alternativas à monografia e que pode instigar reflexões e inspirar ações em áreas e/ou setores da administração/gestão/políticas pública(s) e social.  O vídeo aborda a transição do trabalho para a aposentadoria de professores da rede pública de educação básica, registrando os depoimentos, derivados de entrevistas semi-estruturadas com abordagem fenomenológica, de seis docentes em fase de desligamento funcional e de dois especialistas no tema – uma pesquisadora de psicologia social e uma pesquisadora de gerontologia. Trata-se, portanto, de um documentário, com 15 minutos de duração, editado a partir de 30 horas de gravações de imagens/sons que exploraram a consciência imediata e os sentidos manifestos de professores que vivenciavam os últimos meses ou anos de trabalho na escola pública. O convite desta produção audiovisual é o de olhar, com estética e com sensibilidade, para a rotina escolar da educação pública, desvelando as expressões e impressões de professores que se acercam da aposentadoria; período, inclusive, marcado pela ausência de reconhecimento desses profissionais e pela insuficiência de apoio da unidade escolar (e do sistema educacional) para o docente em jubilamento. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24653/15952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151759265792