POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Medeiros, Soraya Maria de, Pereira Santos, Viviane Euzébia, Feijão, Alexsandra Rodrigues, Bosco Filho, João, Araújo, Marília Souto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067
Resumo: Objetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.Descritores: Enfermagem; Ensino de Enfermagem; Docente.
id UFBA-14_8d5e4628eb1fdbd20b3dff7db33f26e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17067
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMEnfermagemEnsino de Enfermagemdocentes.Objetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.Descritores: Enfermagem; Ensino de Enfermagem; Docente.Universidade Federal da Bahia2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teórico-reflexivoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/1706710.18471/rbe.v31i1.17067Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 1 (2017)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 1 (2017)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 31 n. 1 (2017)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067/14113https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067/14168Costa, Raphael Raniere de OliveiraMedeiros, Soraya Maria dePereira Santos, Viviane EuzébiaFeijão, Alexsandra RodriguesBosco Filho, JoãoAraújo, Marília Souto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T11:43:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17067Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2017-07-18T11:43:25Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
spellingShingle POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Enfermagem
Ensino de Enfermagem
docentes.
title_short POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_fullStr POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
title_sort POSITIVISMO E COMPLEXIDADE: INTERFACES E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
author Costa, Raphael Raniere de Oliveira
author_facet Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Feijão, Alexsandra Rodrigues
Bosco Filho, João
Araújo, Marília Souto de
author_role author
author2 Medeiros, Soraya Maria de
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Feijão, Alexsandra Rodrigues
Bosco Filho, João
Araújo, Marília Souto de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Raphael Raniere de Oliveira
Medeiros, Soraya Maria de
Pereira Santos, Viviane Euzébia
Feijão, Alexsandra Rodrigues
Bosco Filho, João
Araújo, Marília Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino de Enfermagem
docentes.
topic Enfermagem
Ensino de Enfermagem
docentes.
description Objetivo: identificar a relação entre as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem no tocante às competências e habilidades requeridas para a formação do enfermeiro, e as teorias da complexidade e do positivismo. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: no contexto do ensino e da formação do enfermeiro, a lógica complexa insere-se em razão da necessidade de diálogo entre os diversos saberes. Assim, o positivismo e a teoria da complexidade são visualizados como ideias balizadoras da formação, o que demonstra o fato de que as teorias não se eliminam, mas acabam convivendo e orientando os processos de formação em saúde. Conclusão: a matriz positivista e as características de uma lógica próxima da teoria da complexidade podem ser identificadas nas diversas interfaces do processo formativo do profissional enfermeiro. Por isso, cabe às instituições formadoras, aos docentes e discentes refletir sobre as contribuições de cada corrente.Descritores: Enfermagem; Ensino de Enfermagem; Docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo teórico-reflexivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067
10.18471/rbe.v31i1.17067
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v31i1.17067
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067/14113
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/17067/14168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 No. 1 (2017)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 31 Núm. 1 (2017)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 31 n. 1 (2017)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066769539530752