Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Download full: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670 |
Summary: | Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino. |
id |
UFRGS-15_dc24033fc4601882c6135eefa14a01b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/49670 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literaturaDocentes de enfermagemEnsinoPrática do docente de enfermagem.Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino.Escola de Enfermagem da UFRGS2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 3 (2015); 93 - 101Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 3 (2015); 93 - 1011983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35064https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35065Lazzari, Daniele DelacanalMartini, Jussara GueBusana, Juliano de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-16T19:17:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/49670Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-09-16T19:17:48Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
title |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
spellingShingle |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura Lazzari, Daniele Delacanal Docentes de enfermagem Ensino Prática do docente de enfermagem. |
title_short |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
title_full |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
title_fullStr |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
title_full_unstemmed |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
title_sort |
Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura |
author |
Lazzari, Daniele Delacanal |
author_facet |
Lazzari, Daniele Delacanal Martini, Jussara Gue Busana, Juliano de Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Martini, Jussara Gue Busana, Juliano de Amorim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzari, Daniele Delacanal Martini, Jussara Gue Busana, Juliano de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes de enfermagem Ensino Prática do docente de enfermagem. |
topic |
Docentes de enfermagem Ensino Prática do docente de enfermagem. |
description |
Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão integrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35064 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 3 (2015); 93 - 101 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 3 (2015); 93 - 101 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1789438763646058496 |