Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura

Bibliographic Details
Main Author: Lazzari, Daniele Delacanal
Publication Date: 2015
Other Authors: Martini, Jussara Gue, Busana, Juliano de Amorim
Format: Article
Language: por
Source: Revista Gaúcha de Enfermagem
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670
Summary: Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino.
id UFRGS-15_dc24033fc4601882c6135eefa14a01b4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/49670
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literaturaDocentes de enfermagemEnsinoPrática do docente de enfermagem.Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino.Escola de Enfermagem da UFRGS2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 3 (2015); 93 - 101Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 3 (2015); 93 - 1011983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35064https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35065Lazzari, Daniele DelacanalMartini, Jussara GueBusana, Juliano de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-16T19:17:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/49670Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-09-16T19:17:48Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
title Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
spellingShingle Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
Lazzari, Daniele Delacanal
Docentes de enfermagem
Ensino
Prática do docente de enfermagem.
title_short Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
title_full Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
title_fullStr Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
title_sort Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura
author Lazzari, Daniele Delacanal
author_facet Lazzari, Daniele Delacanal
Martini, Jussara Gue
Busana, Juliano de Amorim
author_role author
author2 Martini, Jussara Gue
Busana, Juliano de Amorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Daniele Delacanal
Martini, Jussara Gue
Busana, Juliano de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de enfermagem
Ensino
Prática do docente de enfermagem.
topic Docentes de enfermagem
Ensino
Prática do docente de enfermagem.
description Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão integrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35064
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/49670/35065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 3 (2015); 93 - 101
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 3 (2015); 93 - 101
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438763646058496