APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação se localiza na interseção entre Arte e Ciência, buscando estabelecer um diálogo entre a história evolutiva do movimento e a dança contemporânea. A história evolutiva do movimento possibilita entender que o movimento se especializa a partir de uma necessidade. Assim, é possível propor a existência de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟. A percepção de que na constituição do „movimento de dança‟ ecoam traços que podem estar ligados à história evolutiva do movimento produziu a hipótese de que, além de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟, existe também uma lógica de ações que pode ser chamada de „lógica de dança‟. A dança contemporânea é regida por uma lógica própria. Pensar sobre esta lógica organizativa desabilita as discussões que partem da associação entre movimento e deslocamento e entre dança e coreografia. Aqui se propõe que o „movimento de dança‟ não necessita estar sempre presente, pois o que regula a dança contemporânea é a sua lógica, e não a existência ou inexistência de passos de dança. Da pesquisa, aqui se apresenta uma primeira etapa, dedicada ao estudo da construção da motricidade humana e da relação movimento corpo. O objetivo consiste em formular, através do caminho evolutivo do movimento, um outro olhar, que desarticule dança e coreografia como sinônimos. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho epistemológico sobre a relação entre movimento e corpo humano para fundamentar a existência do que aqui se nomeia de “movimento de dança” e "lógica de dança". Destacam-se estudiosos da Arte e da Ciência como Katz, Greiner, Lepecki, Vieira, Kirstein, Llinás, Alberts e Churchland, dentre outros. A dissertação se apóia no entendimento de que há uma co-dependência evolutiva entre corpo e ambiente, na qual o movimento é o requisito evolutivo para que este diálogo aconteça. Desta maneira, é possível enunciar que o movimento se torna corpo e o movimento de dança articula-se com mapas neuronais semelhantes aos que estabelecem o pensamento nesse corpo. Nesta perspectiva, torna-se possível investigar qual o pensamento que o movimento de dança articula.
id UFBA-2_aeae1953f75b41cbd717f8bf3b2a6cb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36993
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-05-15T15:27:30Z2023-05-15T15:27:30Z2008-12-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993O objeto de estudo desta dissertação se localiza na interseção entre Arte e Ciência, buscando estabelecer um diálogo entre a história evolutiva do movimento e a dança contemporânea. A história evolutiva do movimento possibilita entender que o movimento se especializa a partir de uma necessidade. Assim, é possível propor a existência de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟. A percepção de que na constituição do „movimento de dança‟ ecoam traços que podem estar ligados à história evolutiva do movimento produziu a hipótese de que, além de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟, existe também uma lógica de ações que pode ser chamada de „lógica de dança‟. A dança contemporânea é regida por uma lógica própria. Pensar sobre esta lógica organizativa desabilita as discussões que partem da associação entre movimento e deslocamento e entre dança e coreografia. Aqui se propõe que o „movimento de dança‟ não necessita estar sempre presente, pois o que regula a dança contemporânea é a sua lógica, e não a existência ou inexistência de passos de dança. Da pesquisa, aqui se apresenta uma primeira etapa, dedicada ao estudo da construção da motricidade humana e da relação movimento corpo. O objetivo consiste em formular, através do caminho evolutivo do movimento, um outro olhar, que desarticule dança e coreografia como sinônimos. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho epistemológico sobre a relação entre movimento e corpo humano para fundamentar a existência do que aqui se nomeia de “movimento de dança” e "lógica de dança". Destacam-se estudiosos da Arte e da Ciência como Katz, Greiner, Lepecki, Vieira, Kirstein, Llinás, Alberts e Churchland, dentre outros. A dissertação se apóia no entendimento de que há uma co-dependência evolutiva entre corpo e ambiente, na qual o movimento é o requisito evolutivo para que este diálogo aconteça. Desta maneira, é possível enunciar que o movimento se torna corpo e o movimento de dança articula-se com mapas neuronais semelhantes aos que estabelecem o pensamento nesse corpo. Nesta perspectiva, torna-se possível investigar qual o pensamento que o movimento de dança articula.The object of tthis dissertation is located in the intersection between Art and Science and establishes a dialogue between the evolutive history of movement and contemporary dance. The evolutive history of movement makes possible to understand that the movement specializes itself when there is a necessity. Thus, it is possible to propose the existence of a specialized movement called „dance movement‟. The perception that the constitution of „dance movement‟ echoes traces attached to the evolutive history of movement produced the hypothesis that beyond a specialized movement called „dance movement‟, there is also an organized coherence of actions that can be called „dance logic‟. The Contemporary Dance has its own logic. Thinking about this organizative logic does not qualify the debates that come from the association between movement and displacement and between dance and choreography. The proposition here is that there is no need that „dance movement‟ should be always present, since that Contemporary Dance is regulated by its logic, and not through the existence or non-existence of dance steps. By now, it is the first stage of the research that is been presented. It is dedicated to the study of the construction of the human motricity and the relation between movement and body. The objective is to present an other perspective to the debate that enunciates dance and choreography as synonymous. The proposition of the existence of what is here called “dance movement” and “logic of dance” was based on a bibliographical revision under an epistemological matrix. Researchers as Katz, Greiner, Lepecki, Vieira Kirstein, Llinás, Alberts and Churchland were brought to the research among others. The dissertation is based on the co dependence between body and environment in which the movement plays the role of the evolutive requirement. These understandings enables to enunciate that movement embodies itself and that dance movement is articulated with neuronals maps similar to those maps that establish the thought in this body. In this perspective, it becomes possible to investigate the existence of a dance movement way of thinking.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-15T15:21:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Adriana Oliveira.pdf: 1431415 bytes, checksum: 63031f97dfc542141740d9641847add6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-15T15:27:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Adriana Oliveira.pdf: 1431415 bytes, checksum: 63031f97dfc542141740d9641847add6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-15T15:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Adriana Oliveira.pdf: 1431415 bytes, checksum: 63031f97dfc542141740d9641847add6 (MD5) Previous issue date: 2008-12-17porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de Dançaevolutive history of movementmotricityco-evolutioncontemporary dance movement/dance logicchoreographyDançahistória evolutiva do movimentomotricidadeco-evoluçãomovimento de dança/lógica de dança contemporâneacoreografiaAPONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇAMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionKatz, Helena TaniaKatz, Helena TaniaBastos, HelenaMachado_, Adriana Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/2757510231876992OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Adriana Oliveira.pdfDissertação Adriana Oliveira.pdfapplication/pdf1431415https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriana%20Oliveira.pdf63031f97dfc542141740d9641847add6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTDissertação Adriana Oliveira.pdf.txtDissertação Adriana Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain155429https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriana%20Oliveira.pdf.txte0d394254d57a7ecec7d38541310d0c3MD53ri/369932023-05-20 02:04:04.065oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-20T05:04:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
title APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
spellingShingle APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
Dança
história evolutiva do movimento
motricidade
co-evolução
movimento de dança/lógica de dança contemporânea
coreografia
evolutive history of movement
motricity
co-evolution
contemporary dance movement/dance logic
choreography
title_short APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
title_full APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
title_fullStr APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
title_full_unstemmed APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
title_sort APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
author OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
author_facet OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Katz, Helena Tania
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Katz, Helena Tania
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bastos, Helena
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Machado_, Adriana Bittencourt
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2757510231876992
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, ADRIANA DA SILVA
contributor_str_mv Katz, Helena Tania
Katz, Helena Tania
Bastos, Helena
Machado_, Adriana Bittencourt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
história evolutiva do movimento
motricidade
co-evolução
movimento de dança/lógica de dança contemporânea
coreografia
evolutive history of movement
motricity
co-evolution
contemporary dance movement/dance logic
choreography
dc.subject.por.fl_str_mv história evolutiva do movimento
motricidade
co-evolução
movimento de dança/lógica de dança contemporânea
coreografia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv evolutive history of movement
motricity
co-evolution
contemporary dance movement/dance logic
choreography
description O objeto de estudo desta dissertação se localiza na interseção entre Arte e Ciência, buscando estabelecer um diálogo entre a história evolutiva do movimento e a dança contemporânea. A história evolutiva do movimento possibilita entender que o movimento se especializa a partir de uma necessidade. Assim, é possível propor a existência de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟. A percepção de que na constituição do „movimento de dança‟ ecoam traços que podem estar ligados à história evolutiva do movimento produziu a hipótese de que, além de um movimento especializado denominado „movimento de dança‟, existe também uma lógica de ações que pode ser chamada de „lógica de dança‟. A dança contemporânea é regida por uma lógica própria. Pensar sobre esta lógica organizativa desabilita as discussões que partem da associação entre movimento e deslocamento e entre dança e coreografia. Aqui se propõe que o „movimento de dança‟ não necessita estar sempre presente, pois o que regula a dança contemporânea é a sua lógica, e não a existência ou inexistência de passos de dança. Da pesquisa, aqui se apresenta uma primeira etapa, dedicada ao estudo da construção da motricidade humana e da relação movimento corpo. O objetivo consiste em formular, através do caminho evolutivo do movimento, um outro olhar, que desarticule dança e coreografia como sinônimos. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de cunho epistemológico sobre a relação entre movimento e corpo humano para fundamentar a existência do que aqui se nomeia de “movimento de dança” e "lógica de dança". Destacam-se estudiosos da Arte e da Ciência como Katz, Greiner, Lepecki, Vieira, Kirstein, Llinás, Alberts e Churchland, dentre outros. A dissertação se apóia no entendimento de que há uma co-dependência evolutiva entre corpo e ambiente, na qual o movimento é o requisito evolutivo para que este diálogo aconteça. Desta maneira, é possível enunciar que o movimento se torna corpo e o movimento de dança articula-se com mapas neuronais semelhantes aos que estabelecem o pensamento nesse corpo. Nesta perspectiva, torna-se possível investigar qual o pensamento que o movimento de dança articula.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T15:27:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15T15:27:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriana%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36993/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriana%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63031f97dfc542141740d9641847add6
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
e0d394254d57a7ecec7d38541310d0c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057849241206784